Parabéns ao Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre pela sua postura séria e coerente em relação às políticas de universalização das condições (objetivas e subjetivas) de criação, produção, circulação e fruição cultural!
Sem dúvida alguma, trabalhamos para que o Sistema de Cultura seja reconhecido pela sociedade como um direito social básico tal qual o SUS (portanto, que a reivindicação por Pontos de Cultura seja como a por Postos de Saúde). Autonomia, protagonismo, empoderamento e diversidade!
Aproveitamos a ocasião para informar que a Secretaria de Estado da Cultura firmou convênio com o Ministério da Cultura, no âmbito dos programas Mais Cultura e Cultura Viva, com o objetivo de viabilizar 160 Pontos de Cultura no estado, num total de R$18,13milhões. Serão 100 Pontos em cidades com até 10mil habitantes (67% das cidades do estado) e 60 Pontos em cidades com populações igual ou superior a 10mil habitantes (promovendo o Pacto Federativo e compreendendo as diferentes competências dos diferentes entes). O edital será lançado, no máximo, nos próximos 20 dias.
Seguimos à disposição para o que necessário for, dentro de nossas possibilidades.
Avante!
Abraços,
João Pontes
Coordenador de Pontos de Cultura / Diretoria de Cidadania Cultural
(51) 9267.7226 // (51) 3288.7501 / 7519 / 7520 / 7536
Em 11 de maio de 2012 08:00, Guimarães <guimaraes@guimaraes.cim.br> escreveu:
From: GuimarãesSent: Thursday, May 10, 2012 10:43 PMSubject: CONSELHO DE CULTURA APROVA A POLITICA DE PONTOS DE CULTURA ATRAVÉS DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE.O Conselho de Cultura de Porto Alegre, dentro de suas prerrogativas de formular politicas de cultura para a cidade de Porto Alegre, em caráter deliberativo ( 17 votos no momento da votação), aprovou a politica de pontos de cultura através da Prefeitura de Porto Alegre, ou seja os conselheiros das regiões do OP, segmentos culturais, Temática da Cultura, Comissão de Cultura da Região Leste, Comissão de Cultura da Região Cristal, Comissão de Cultura da Região Lomba do Pinheiro, Comissão de Cultura da Região Nordeste, Comissão de Cultura da Região Glória, defenderam que a Prefeitura de Porto Alegre deve providenciar as condições para que isso aconteça, ou seja; adesão ao Mais Cultura e previsão orçamentária. Foi formado uma comissão para acompanhar o orçamento do próximo ano visando prever a contrapartida da cidade ao Programa Mais Cultura-Pontos de Cultura.Guimarães Presidente Conselho Municipal de Cultura
F: 3026.6777 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com