Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de maio de 2012

OP: Assistência social é prioridade para moradores das Ilhas, cultura ficou em quinto

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Desenvolvimento, saúde e pavimentação também foram indicadas na plenaria

Desenvolvimento, saúde e pavimentação também foram indicadas na plenaria

A comunidade que vive nas ilhas do bairro Arquipélago reuniu-se na noite desta segunda-feira, 14, para debater os projetos e definir as prioridades para a Região Ilhas no Orçamento Participativo. O prefeito José Fortunati e os secretários municipais participaram da assembleia regional do ciclo 2012/2013, realizada na Colônia dos Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada. A região integra as ilhas das Flores, da Pintada, do Pavão e Ilha Grande dos Marinheiros, com população em torno de 8,3 mil pessoas.(fotos)

A assistência social foi a prioridade mais votada pelos moradores, seguida de desenvolvimento econômico, tributação e turismo, saúde e pavimentação. Sobre as demandas de infraestrutura e serviços públicos abordadas pela comunidade, o prefeito informou o público sobre projetos construídos em diálogo com o Fórum Regional do Orçamento Participativo (Frop) das Ilhas. "Conforme defendeu a comunidade na assembleia do ano passado, as decisões passam pelo Frop das Ilhas, em diálogo com os delegados e conselheiros", afirmou Fortunati.

Sobre a atuação dos carroceiros e carrinheiros, Fortunati enfatizou o empenho do município em dialogar e capacitar os trabalhadores antes do prazo de 2016 que define a legislação sobre o fim de circulação de carroças na Capital. "A prefeitura trata os carroceiros e carrinheiros com dignidade, construindo soluções em diálogo com a comunidade e com as duas associações que representam os trabalhadores", disse o prefeito.

A Secretaria de Governança conclui o cadastramento dos carroceiros e carrinheiros das ilhas, dando início às políticas públicas de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Na abertura da 2ª edição da Semana das Ilhas, que começou ontem, 14, e vai até sábado no Mercado Público, foram entregues certificados para 70 trabalhadores que fizeram o curso de cooperativismo do Sebrae. Os moradores serão cadastrados no Sine e encaminhados para o mercado de trabalho.

Na atenção às crianças e aos jovens da região, Fortunati reforçou que a prefeitura firmou convênio de Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase) com o Clube de Mães Unidos da Ilha Grande dos Marinheiros. Dois novos projetos de creche estão em desenvolvimento para receber as crianças da região. "A reforma da creche Anjos das Flores está em fase final de construção, com entrega prevista para o início do segundo semestre. E o edital para a creche Ilha do Pavão será lançado nos próximos dias, pois conseguimos a liberação do terreno pelo Estado", destacou Fortunati. A creche da Ilha do Pavão será construída com material alternativo e sustentável, mais leve e adequado ao terreno, com obra de aproximadamente três meses.

Outros investimentos em andamento na região das Ilhas:

- Concluída a reforma da USF Ilha dos Marinheiros;
- Assinada ordem de início para a pavimentação da Rua Nossa Senhora da Boa Viagem;
- Realizada pavimentação do acesso ao PSF Ilha da Pintada;
- Central de Materiais Recicláveis: assinado termo de compromisso com a OAS para construção de unidade de triagem modelo para a Cooperativa dos Recicladores, Carroceiros e Papeleiros da Ilha Grande dos Marinheiros;
- Plano de Manejo: Foi criado grupo de trabalho para buscar soluções para a população que vive em áreas de risco. Já foi realizado cadastramento das famílias.
- Campo da Ilha Mauá receberá tela, após execução do nivelamento do terreno.
- Linha Circular Ilha Grande do Marinheiros foi autorizada pela EPTC e acordada com a Conorte.

Conselheiros eleitos para a região Ilhas – 2012/2012

- 1º titular: Valdir Coelho
- 2º titular: Nazaret Nunes
- 1º suplente: Aneci Domingos
- 2º suplente: Paulo Mena Barreto


/orcamentoparticipativo

Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos