Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de maio de 2012

Porto Alegre está cada vez mais longe da rota de espetáculos internacionais de dança

Multiplicam-se os grandes espetáculos que vêm ao país mas não passam pela Capital


Porto Alegre está cada vez mais longe da rota de espetáculos internacionais de dança Jason Akira/Divulgação
 
"Nederlands Dans Theater" não retornará à Capital este ano Foto: Jason Akira / Divulgação
Fábio Prikladnicki
Uma das mais expressivas companhias de dança contemporânea do mundo, a Nederlands Dans Theater I (NDT) apresenta-se no final de junho no Rio e em São Paulo. O grupo holandês esteve em Porto Alegre em 2001, mas não volta desta vez.
É a confirmação de um quadro que começa a ser percebido pelo público e é confirmado por produtoras culturais: Porto Alegre está cada vez mais distante da rota dos grandes espetáculos internacionais de dança.
Uma destas empresas é a Dell'Arte Soluções Culturais, responsável, este ano, pela vinda do grupo holandês e de atrações como a companhia de balé do Teatro alla Scala de Milão, o Nuevo Ballet Español e o Les Ballets de Monte-Carlo. Nenhum desembarcará no Aeroporto Salgado Filho. A Capital dançou em 2012? Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell'Arte, afirma:
– Verificamos nos últimos três ou quatro anos uma perda de possibilidades de captação local (no RS) através das leis de incentivo estadual e municipal, o que não é o caso de capitais como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Nós e a iniciativa privada não podemos ser os únicos a assumir os riscos de uma empreitada como essa.
Dauelsberg explica que turnês desse porte são viabilizadas com patrocínio de empresas por meio da lei federal que permite a dedução do valor investido na hora em que a empresa paga seus impostos. Ainda segundo ele, é praxe contar com a parceria de produtoras locais para captar verba por meio de leis de incentivo à cultura de âmbito regional. Entre as produtoras parceiras, está a Opus Promoções.
– Estamos na ponta de um país muito grande. É difícil viabilizar estas turnês somente cobrando ingresso. Chegar ao Estado requer mais horas de voo e de carreta. Embora nossos teatros sejam maravilhosos, têm capacidades limitadas. Com 500 lugares na plateia a menos do que uma casa em Curitiba, o produtor vai optar por esta última – diz Carlos Konrath, diretor da Opus.
A escassez de espetáculos internacionais de dança é um fenômeno que completa pelo menos 10 anos, de acordo com Maria Rita Stumpf, sócia-gerente da Antares, produtora responsável pela passagem do NDT pela Capital há 11 anos:
– Acho que se deve à localização dos teatros em Porto Alegre, que não são centrais, à dificuldade para obter patrocínios locais e à falta de interesse dos produtores locais em espetáculos dessa natureza, que basicamente dependem de empresários de Rio e São Paulo, onde também houve grande redução, com exceção de alguns festivais.
Maria Rita conta que a Antares, antes especializada em dança, começou a trabalhar mais com música e diminuiu o número de eventos por ano a partir de 2008. Com exceções como o sucesso de público de Mikhail Baryshnikov e Ana Laguna, em 2010, a produtora viu um Teatro do Sesi com apenas 60% de sua lotação, em 2004, na apresentação da companhia de Merce Cunningham, uma lenda da dança contemporânea.
– O público de dança em Porto Alegre é sofisticado, curioso e, em geral, bem informado – observa, ressalvando: – Há necessidade de difusão da dança para gerar mais público, não somente através da imprensa, mas também da educação formal e da ação de organismos locais de cultura.
Enquanto isso, os artistas da área lamentam a perda de oportunidades para tomar contato com o que se produz de melhor no cenário internacional. O coreógrafo e coordenador do Centro de Dança da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Airton Tomazzoni, ressalta o crescente papel de festivais como Porto Alegre Em Cena, Palco Giratório e Dança Ponto Com na inclusão de atrações de ponta na agenda local e pondera:
– O cenário da dança se transformou. Se está perdendo uma parcela dessas grandes referências (as companhias internacionais), outras surgiram como cursos universitários de dança, projetos como o Grupo Experimental de Dança da Cidade e o acesso proporcionado pela internet a muita informação de dança que dificilmente chegaria ao artista interessado.
O QUE VOCÊ NÃO VIU
Louise Lecavalier: Estrela canadense com passagem pelo grupo La La La Human Steps, esteve no Brasil em 2006.
Bill T. Jones: O artista americano esteve na Capital em 2002, mas não em 2006, quando retornou ao país.
Cia. Martha Graham: A Capital não recebeu em 2005 o grupo que leva o nome da lendária coreógrafa americana.
O QUE VOCÊ NÃO VAI VER
NDT I: Com técnica impecável, o grupo holandês é referência internacional na dança contemporânea.
Balé do Scala de Milão: Tradicional companhia italiana que contou com lendas da dança como Balanchine e Nureyev.
Nuevo Ballet Español: Criada em 1995, a companhia se destaca pela modernização da tradição do flamenco.

ZERO HORA