Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de maio de 2012

Secretaria dos Direitos Humanos valoriza cultura indígena

Foto: Divulgação/PMPA
Estudantes de Serviço Social conferiram exposição Presença Mbyá-Guarani no Sul e no Sudeste
Estudantes de Serviço Social conferiram exposição Presença Mbyá-Guarani no Sul e no Sudeste
Estudantes do curso de Serviço Social que realizam estágio curricular na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) conferiram, neste sábado, 19, a exposição Oretatayty: Presença Mbyá-Guarani no Sul e no Sudeste do Brasil, no Museu da UFRGS. Acompanhados pela supervisora de campo, a assistente Social Kátia Rocha, os estudantes, após a visita, expressaram a necessidade de repensar e reconstruir visões, muitas vezes estereotipadas, acerca das culturas indígenas presentes da cidade.

A exposição é fruto de uma parceria estabelecida pela SMDHSU com a Secretaria Municipal de Educação, Funai, Museu do Índio/RJ e Museu da UFRGS, com objetivo de refletir e divulgar a experiência de vida e a cultura dos Mbyá-Guarani que vivem em Porto Alegre e em todo o país. Os objetos e as imagens que serão exibidos carregam marcas da história desse povo. Inaugurada em outubro do ano passado, a exposição teve tanto sucesso de público que os organizadores decidiram ampliar o tempo de permanencia até dia 13 de julho.

Conforme a cordenadora do Núcleo de Politicas Públca para Povos Indigenas da Secretaria, Rosa Maris Rosado, as esculturas zoomorfas em madeira pirogravadas que foram adquiridas pela secretaria junto aos indígenas, fazem parte dos kits educação que circularam pelas Escolas da Rede Pública de Ensino. Esses kits permanecerão no Museu da UFRGS para empréstimo às escolas públicas até o final desse ano, com agendamento pelo email educativo@museu.ufrgs.br. Rosa destaca á possibilidade de empréstimo do kit acessível em braille e libras. A ação faz parte da política pública de promoção e valorização das culturas indígenas, em cumprimento à Lei Orgânica de Porto Alegre e subsidia a aplicação da Lei Federal nº 11645/08, que trata da obrigatoriedade da inserção da história e cultura indígena e afrobrasileira no currículo da educação básica.
O objetivo maior da secretaria é construir vivências de práticas que abordem a questão pluriétnica e multicultural da nossa sociedade, contribuindo para a redução das desigualdades raciais, étnicas e sócio-culturais, das violações aos direitos específicos e diferenciados garantidos legalmente aos povos indígenas no município.


/direitos_humanos /indigenas
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos