Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de maio de 2012

OP: habitação é prioridade da Região Humaitá-Navegantes, CULTURA FICOU EM QUINTO


Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Fortunati e secretários falaram do desenvolvimento dos projetos da região
 Fortunati e secretários falaram do desenvolvimento dos projetos da região
Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Encerramento das assembleias está previsto para o dia 22 de maio
Encerramento das assembleias está previsto para o dia 22 de maio
Mais de 860 moradores dos bairros Humaitá, Navegantes, Anchieta, Farrapos e São Geraldo lotaram o ginásio da Escola Municipal Antônio Giúdice para debater as prioridades de investimentos para a região. Na assembleia regional do Orçamento Participativo ciclo 2012/2013, a comunidade elegeu ainda os conselheiros, por aclamação da chapa única. Habitação é prioridade para a população, que recebeu informações do prefeito José Fortunati e dos secretários municipais sobre o desenvolvimento dos projetos para a região. (fotos)

Sobre as moradias da Vila Liberdade, Fortunati informou que o projeto habitacional está concluído, e a prefeitura desenvolve agora o estudo do passivo ambiental, considerando a característica do solo da região, com a presença de lixo tóxico em algumas áreas. A avaliação é uma exigência da legislação ambiental federal. "Estamos adotando todas as medidas para que os moradores da Vila Liberdade sejam contemplados com moradias dignas, seja no local ou remanejadas para outros espaços, desde que tudo seja acordado com a comunidade", afirmou o prefeito.

O avanço do projeto contempla as primeiras 89 residências demandadas pela comunidade da Vila Liberdade, que serão construídas na rua Frederico Mentz, 303. O prefeito anunciou na plenária que será lançado em julho o edital de licitação para selecionar a empresa responsável pela construção. Também na área da habitação, estão em obras loteamentos do Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec) - Nossa Senhora da Paz (com 90 unidades, mais 114 lotes urbanizados, com entrega prevista para agosto deste ano) e A. J. Renner (77 unidades que serão entregues no final de 2012).

Outra demanda importante da comunidade, o loteamento Barcelona prevê a urbanização e construção de 300 apartamentos. Até o início de junho, começa o trabalho de limpeza do solo, contratado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), para retirar o lixo tóxico da área onde serão construídas as residências, "Serão meses de trabalho e toneladas de lixo removidas para viabilizar um projeto sonhado pela comunidade, com soluções construídas conjuntamente em diálogo entre os moradores e a prefeitura", destacou Fortunati.

Na plenária, foram eleitos os conselheiros para representar a comunidade em 2012/2013 - Erlon Campos (1º titular), Loreni Lucas (2ª titular), Luciano Soares (1º suplente) e Alcema Pereira (2º suplente).
Além da habitação, educação, assistência social e saúde foram as prioridades eleitas pelos moradores. Na prestação de contas feita pelo Executivo sobre o andamento dos principais projetos, foram elencadas iniciativas que qualificam a infraestrutura da Região Humaitá-Navegantes:

Esgotos Pluviais
- A obra de drenagem da av. São Pedro tem a primeira parte concluída e a segunda fase com 60% concluída. São R$ 6,7 milhões em investimento, na intervenção complementar a duas demandas do OP.
- Implantação do esgoto pluvial e macrodrenagem na rua Touro Passo tem 50% de conclusão. A obra evitará alagamentos.
Saúde- Ao lado do CTG Vaqueanos, será construída a nova Unidade de Saúde da Família Parque Humaitá. O investimento de R$ 1 milhão deve ser licitado ainda neste ano.
- Foi concluída a construção e está em fase de instalação de equipamentos a USF Fradique Vizeu (Piec).
Educação
- Foram inauguradas recentemente duas instituições de educação infantil na região, ambas para 120 crianças cada: Pé de Moleque e Vitória.
Obras e Viação
- Começa em junho, com término em janeiro, a pavimentação do acesso E1.
Assistência Social
- Foram assinados convênios Sase com as instituições Associação dos Moradores Vila Tecnológica e Fundação Fé e Alegria.
- Convênios de trabalho educativo com a Associação das Creches Beneficentes RS.
Meio Ambiente
- Estão em andamento as obras da antiga área do Sesi. Além da reforma do campo de futebol, será construído novo complexo esportivo e de lazer no entorno.
Governança
Contrapartidas no termo de compromisso com OAS: Construção de Unidade de Triagem na Voluntários da Pátria, construção de centro cultural na Frederico Mentz e construção da sede administrativa e vestiários para usuários do complexo esportivo.
Água e Esgotos
- Em andamento o projeto da adutora de água no prolongamento da Severo Dullius, que ampliará as condições de abastecimento.
- Em elaboração de projeto a substituição de redes na A. J. Renner



/orcamento-participativo
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Vanessa Oppelt Conte