Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de maio de 2012

OP: Restinga registra 157% de aumento em participação


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Plenária teve segunda maior participação na história do OP Plenária teve segunda maior participação na história do OP
Com um credenciamento de 1.789 pessoas, garantindo um crescimento de 157% em relação ao ano passado, a assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Região Restinga apresentou o segundo maior número de participantes da história do OP. A região ficou atrás apenas da plenária da Região Humaitá-Navegantes no OP 2009-2010, que registrou 13 pessoas a mais. (fotos)
Realizada na noite de ontem, 16, no Cecores, na Av. Nilo Wulf, s/n, a plenária teve o registro de chapa de consenso, reconduzindo ao Conselho do OP (COP) os quatro atuais conselheiros. Foram eleitos como 1º e 2º titulares, André Seixas e Davi Jonatas da Silva, respectivamente. Os dois suplentes são Pedro Sergio Correa da Silva e Felix Buava Kila. As quatro prioridades eleitas foram Educação (1ª), Assistência Social (2ª), Habitação (3ª) e Saúde (4ª).
Nas manifestações da comunidade, o Fórum de Delegados (FROP) da região deliberou em reunião prévia, que representantes de 12 entidades, entre movimentos, associações e organizações em geral, fizessem uso da palavra. Desses, dez foram eleitas pelo FROP e as duas representações ficaram em aberto para serem escolhidas na noite da plenária. Falaram à plateia representantes da associação da 5ª Unidade, Projeto Vida Nova, Comunidade da 5ª Unidade, Tinga Reciclagem, CPIJ, Centro Pe. Leonardi, Amigos da Restinga, Associação Stringuini, Sociedade Emanuel, Associação Dona Francisca e Movimento de Luta Pela Moradia que fez uso das duas inscrições da noite.
Prestação de contas – O secretário de coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, apresentou as realizações da prefeitura na região e respondeu, em nome das secretarias municipais, às manifestações da plenária. Entre as realizações coube destaque à área habitacional. Nos últimos seis meses, 1.216 unidades habitacionais foram entregues na Restinga, nos Residenciais Repouso do Guerreiro, Jardim Paraíso e Ana Paula. “Todas as demandas reprimidas de unidades habitacionais foram atendidas dentro do Programa Minha Casa Minha Vida”, afirmou.
Outras áreas como educação, saúde, assistência social, obras e viação foram destacadas pelo secretário de governança. Obras de saneamento básico, com implantação de redes de esgoto também foram apresentadas. Busatto salientou a participação da comunidade nos últimos anos. “Nunca se viu tantas realizações importantes na Restinga e isso se deve à participação comunitária com destaque à sua capacidade de negociação com o governo e a sua eficiência na resolução de conflitos. Há muito por fazer, mas a presença do FROP dessa região merece ser destacada”, enfatiza.
Camelódromo e Centro Cultural e Esportivo – Dois anúncios muito comemorados pela comunidade se dão por conta da assinatura do início das obras para construção do Camelódromo da Restinga, ocorrido no dia 1º de maio, e a aprovação do projeto para construção da praça do Centro Cultural e de Esportes da Restinga. Enquanto o Camelódromo tem previsão de conclusão em de cinco meses, a praça estará disponível à população no primeiro semestre de 2013.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Caren Mello