Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de maio de 2012

Abertas inscrições em oficina fotográfica para professores


As inscrições para professores da Rede Municipal de Ensino da 2ª edição da oficina “A Imagem Fotográfica na Sala de Aula”, concebida e ministrada pelo fotógrafo e professor Guilherme Lund, estão abertas até as 12h desta sexta-feira, 1. Agendada para sábado, 2, das 9h às 18h, na Sala P. F. Gastal, na Usina do Gasômetro, os professores vivenciarão a própria história da fotografia, experimentando desde os princípios fundamentais de obtenção da imagem até a tecnologia digital.
Os trabalhos também se propõem a pensar e estimular a inserção da fotografia em sala de aula, por meio da elaboração de atividades e exercícios. Os professores selecionados para participar devem possuir algum tipo de câmera fotográfica digital (celular, compacta, semi-profissional, profissional) com a bateria devidamente carregada. Serão emitidos certificados aos participantes.
As ações prevêem experimentações com câmera escura, pinhole, noções básicas de fotografia (ponto de vista, enquadramento e iluminação), elaboração de fluxograma para organização das fotografias produzidas, instrumentalização para instalação e utilização do GIMP – software livre de tratamento de imagem, proposições de atividades com fotografia em sala de aula, apresentação de bibliografia e referências para pesquisa.
Guilherme Lund – Fotógrafo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Graduado pela Feevale em Poéticas Visuais: fotografia e imagem digital. Trabalhou em assessoria de imprensa, estúdio, laboratório fotográfico e como fotógrafo still de cinema. Participa de exposições fotográficas coletivas e individuais, tendo sido premiado em concursos e financiamentos culturais desde 1995. Entre 2002 e 2004, coordenou a área de fotografia do projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Atualmente, atua como fotógrafo comercial e, desde 2006, como professor da ESPM-Sul, lecionando nos cursos de Graduação em Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e no Curso Anual de Formação em Fotografia.
O professor interessado deve solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com, e retorná-la preenchida dentro do prazo estipulado. Não serão aceitas inscrições após o prazo.
Informações: alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com / (51) 3289-8134.


/fotografia /oficina
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos