As entregas começaram na terça-feira, 28. Durante 15 dias, todos os alunos da Escola de Educação Infantil Seis Moranguinhos, da Instituição de Educação Infantil Acompar II Santo Agostinho, além dos da Tio Zé e da Renovar da Esperança II, assim como seus familiares, poderão manusear obras, conhecer personagens e se encantarem com a magia de histórias. A proposta é estender o projeto a todas as 216 instituições de educação infantil conveniadas à prefeitura.
Na Tio Zé, as crianças, de dois a cinco anos e 11 meses, mantinham os olhos fixos na bibliotecária Giane Zacher, da Smed, que realizou contação de história. Sentados no chão, só dividiram a atenção para olhar para o baú, repleto de livros. Enquanto a atividade ocorria, a meninada esboçava alegria, surpresa e espanto, como se participasse do enredo.
Abraçado a um livro de encaixe de peças, Vitor Ribeiro, de cinco anos, prometeu que cuidaria do objeto. “Não vou deixar o Matte chegar perto porque ele pode roer e estragar”, disse, referindo-se ao cachorro que tem em casa. “Tem que cuidar com bastante carinho”, ensinou a pequena Eduarda Brittes, com a mesma idade, garantindo que “é legal poder levar o livrinho pra casa para a mãe ler”. Já Isabelli Muller, dois anos, sentada em uma cadeirinha, apontava um penico ilustrado na obra e dizia “xixi”.
Projeto - Dentro de cada baú, com 52 centímetros de largura, 56 de altura e 36 de profundidade, as crianças encontrarão cerca de 140 títulos, livros-brinquedos, destinados a pré-leitores. Confeccionadas por funcionários do setor de manutenção da Smed, as caixas percorrerão duas instituições por mês. A iniciativa pretende oportunizar o contato com a leitura, além de garantir experiências de interação de crianças com as linguagens oral e escrita. Cada escola deverá criar sua forma de estimular a leitura. Os baús estão identificados com cores diferentes: azul, lilás, verde e laranja, e são acompanhados de caderno de registros de avaliação dos usuários.
A primeira etapa do projeto-piloto, que atingirá, inicialmente, 24 escolas, se encerrará em 20 de agosto. Ao final de três meses, os primeiros quatro baús terão percorrido 24 escolas. O cronograma de rodízio dos baús prevê a entrega em 11 de junho às escolas Brincando de Ciranda, Estrelinha do Amanhã, Prisma e Jesus Menino. Dia 25, chegarão às escolas Recanto dos Piás, Ursinho Pooh, Mundo da Imaginação e Renovar I.
Em 9 de julho, as escolas Nossa Senhora Aparecida Vila Pinto, Dutra Jardim, Escola da Vida e Construindo o Amanhã receberão as caixas. Em 23 de julho será a vez da Vovó Belinha, Pingo de Gente, Dom Orione, Arco Íris I e II, e, por fim, encerrando essa primeira etapa, em 6 de agosto, o acervo será recebido pelas escolas Nossa Senhora de Fátima Bom Jesus, Acompar V Luisa Casagrande Levandowiski, Casa de Nazaré e Santa Catarina.
Texto de: Tiago
Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.