Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

22 de maio de 2013

Professores participam de curso de música


Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Professora Sílvia Nunes Ramos apresentou, na abertura, teorias do cotidiano
Professora Sílvia Nunes Ramos apresentou, na abertura, teorias do cotidiano
Começou na manhã desta quarta-feira, 22, o curso Educação Musical destinado a professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. O primeiro encontro reuniu, aproximadamente, 40 professores no auditório do 5º andar da Secretaria Municipal de Educação (Smed), bairro Centro Histórico. 
 
Na abertura foram apresentadas teorias do cotidiano como perspectiva para a aula de música, com a professora doutora em Educação Musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Sílvia Nunes Ramos.  A proposta terá continuidade em mais sete aulas mensais até dezembro deste ano. 
 
O objetivo é debater possibilidades e articulações existentes nos processos de ensino e aprendizagem da música, incluindo o cotidiano, a mídia e as diferentes escutas musicais. A assessora em Educação Musical da Smed, Cristina Rolim Wolffenbuttel, destacou a participação da plateia com questionamentos e debate, além da colaboração da professora Silvia ao compartilhar conhecimento com os docentes. 
 
Para os próximos encontros serão abordados temas desenvolvidos junto a escolares da rede pública, por meio de pesquisas relativas às diversas aprendizagens musicais executadas por Silvia. Questões como escuta musical portátil, além de música da televisão no cotidiano de crianças e diversidade, compõem o programa do curso que terá duração total de 40 horas. O evento conta com apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
 
Perfil - Silvia Nunes Ramos é doutora e mestre em Educação Musical pela Ufrgs. Possui especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Portoalegrense (Fapa); licenciada em Educação Artística com habilitação em Música, pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Atuou como professora do Centro Universitário Univates, Universidade de Santa Cruz do Sul e Colégio Anchieta. 
 
Suas pesquisas abordam cotidiano e educação musical, além de mídias na cultura infantil e juvenil, materiais didáticos em música e formação de professores. Possui, também, artigos publicados. As conclusões de seus estudos sugerem o surgimento de metodologias para ensino de música, considerando os produtos da mídia como ponto de partida para ações pedagógicas na educação básica. 
 
As aulas seguintes ocorrerão nos dias 18/06; 09/07; 13/08; 17/09; 15/10; 19/11; 10/12, das 9h às 11h30, no auditório do 5º andar da Smed (rua dos Andradas, 680), bairro Centro Histórico.
 
Restam algumas vagas e as inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de ficha, clicando AQUI
 
Informações com Cristina Rolim Wolffenbuttel pelo e-mail: extensao.artes@yahoo.com
 


/ensino
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.