Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de maio de 2013

Biblioteca Nova Chocolatão será ampliada

Foto: Venise Borges/Divulgação PMPA
Até o final do mês de maio, espaço passará a ter 55 metros quadrados
Até o final do mês de maio, espaço passará a ter 55 metros quadrados
Destaque no Residencial Nova Chocolatão, a biblioteca comunitária existente no local será ampliada. Evento realizado nesta quinta-feira, 16, marcou o lançamento do projeto. As obras deverão ter início na próxima semana.

Hoje, a biblioteca ocupa área construída de 30 metros quadrados. Com a ampliação, o espaço chegará a 55 metros quadrados. Os trabalhos deverão estar concluídos até o final do mês de maio. Os recursos serão disponiblizados pelo Instituto C&A, que integra a rede de instituições de apoio ao Residencial.

“A Biblioteca Nova Chocolatão é uma referência na região. Além de garantir leitura e entretenimento para crianças, jovens e adultos, o espaço é reconhecido como um centro de integração”, diz a agente da Secretaria de Governança Local, Vânia Gonçalves de Souza. A biblioteca é administrada pela organização não governamental Cirandar. Vânia destaca que os profissionais responsáveis atuam ainda em escolas e instituições de atendimento à criança e ao adolescente da região em ações de estímulo à leitura.

Em março deste ano, a Biblioteca Nova Chocolatão recebeu o Selo Criança Esperança, do projeto homônimo da Rede Globo. Em 2013, o objetivo é ações em 2013 oferecendo novas atividades de leitura, teatro e música a quatro mil pessoas. Com cerca de 2 mil títulos e circulação mensal de 500 livros pela comunidade, distribuídos entre empréstimos e consultas no próprio local, o espaço também promove contação de histórias, que envolve cerca de 800 moradores por mês.

O processo de reassentamento que resultou no surgimento do Residencial Nova Chocolatão constitui uma referência até mesmo para a Organização das Nações Unidas (ONU). A comunidade reúne moradores de ocupação irregular formada na década de 1980, na avenida Loureiro da Silva, junto ao prédio da Receita Federal - popularmente conhecido como Chocolatão. No local, mais de 700 pessoas viviam em extrema pobreza, em meio ao esgoto e ao lixo. De 2003 a 2011, houve 13 incêndios, sendo que em 2004 houve três mortes.

Reassentadas desde 2011, as mais de 700 pessoas hoje habitam casas com água potável, energia elétrica e rede de esgotos, em ruas pavimentadas, iluminação pública, estação de tratamento de esgotos, quatro unidades de comércio e serviços, centro social, creche, e bacia de amortecimento de águas, além da moderna unidade de triagem construída pela Usiminas. Os sobrados e as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.


/biblioteca /vilachocolatao
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.