Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de fevereiro de 2015

Aprovada exibição de vídeos contra drogas em eventos e salas de cinema.


A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (11/2), o projeto de lei do vereador Elizandro Sabino (PTB) que obriga a exibição de vídeos educativos com conteúdo antidrogas em aberturas de eventos culturais com grande público na Capital.
De acordo com o projeto, os vídeos educativos deverão ter duração mínima de dois minutos, e sua projeção ser realizada em telões que permitam a visualização e a audição adequadas por parte de todo o público. Ficam responsáveis pela criação e pela produção dos vídeos educativos as empresas administradoras de cinema e os produtores de eventos culturais.
Os vídeos abordarão as consequências do uso de drogas, a relação das drogas ilícitas com violência, prostituição, as chances de reabilitação dos dependentes químicos e a importância da família e da sociedade no processo de recuperação dos doentes.
O não-cumprimento ao dispositivo sujeitará ao infrator advertência, multa de R$ 2 mil por sessão pela empresas administradoras de cinema e R$ 3 mil aplicada em dobro em caso de resistência para produtores de eventos culturais e a cassação da licença de funcionamento do estabelecimento. A multa será atualizada anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Antes da aprovação do projeto, os vereadores acataram a emenda 1, que, de acordo com o autor, adequou o tecnicamente a proposta, suprimindo o inciso III do artigo segundo que colocava o Executivo como um dos responsáveis pela veiculação do material, bem como o parágrafo único do artigo terceiro, que referia a aprovação prévia do conteúdo dos vídeos pelo Conselho Municipal sobre Drogas (Comad).

Assessoria de Imprensa - CMPA
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)