Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de fevereiro de 2015

Carnaval terá segunda noite de desfiles do Grupo Especial

Foto: Joel Vargas/PMPA
Estrutura para os desfiles foi ampliada e modernizada para receber o público
Estrutura para os desfiles foi ampliada e modernizada para receber o público
O Carnaval 2015 - Festa de Toda a Cidade continua neste sábado, 14, com a segunda noite de desfiles do Grupo Especial. A primeira escola a entrar na avenida será a Unidos de Vila Isabel, que inicia o desfile às 23h30. A última agremiação a se apresentar será a Imperatriz Dona Leopoldina, que deve encerrar o desfile às 5h35 da madrugada de domingo, 15. Neste ano, uma escola será rebaixada.

Ordem do desfile de sábado, 14:

Unidos de Vila Isabel - das 23h30 às 0h35
Embaixadores do Ritmo - das 0h45 às 1h50
Imperadores do Samba - das 2h às 3h05
Império da Zona Norte - 3h15 às 4h20
Imperatriz Dona Leopoldina - 4h30 às 5h35
 
Melhorias - A estrutura para receber os foliões foi qualificada para oferecer mais comodiade durante a festa. Entre as melhorias, estão pórticos que sinalizam a entrada do Complexo Cultural do Porto Seco e a ampliação da praça de alimentação, que este ano é um pavilhão com 2.400m², com seis metros de altura e oito grandes exaustores com um metro de diâmetro. Em 2014, a quantidade de bancas de alimentação foi ampliada de 19 para 26, no pavilhão que recebe o “Butekão do Samba”. Foram instalados 200 banheiros químicos.

Os corredores atrás dos camarotes foram ampliados para 1,4 metro de largura; as escadas, montadas com material importado da Alemanha, também foram expandidas. “Algumas dessas melhorias foram feitas para atender às orientações do Corpo de Bombeiros”, comenta o engenheiro Valdinei Nascimento, responsável pelo projeto de estruturas temporárias no sambódromo. Foram instaladas 200 luminárias de emergência, de sinalização para as saídas, 247 extintores dentro do novo padrão ABC, e houve um reforço na iluminação da dispersão e da concentração, o que também determinou o aumento da capacidade dos geradores de 1.800 kilowatts para 2.400 killowatts, conforme o engenheiro.

“As instalações das escadarias e dos camarotes tiveram uma roupagem nova, que ficou mais confortável e segura. O Butekão do Samba teve um novo tratamento visual e de estrutura, bem como as tendas de alimentação. O sambódromo está com uma cara ainda mais alegre”, comenta o secretário da Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalou uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Avançada, duas equipes do Samu, três equipes do projeto Coração no Ritmo Certo e uma rede de retaguarda preparada para a remoção de pacientes a locais de atendimento de alta complexidade, conforme a necessidade.

Agentes da Guarda Municipal realizarão patrulhamento no Porto Seco. O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) acompanhará as atividades por meio de nove câmeras instaladas no Porto Seco. As imagens também serão monitoradas  por agentes da Guarda Municipal, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além do Centro Integrado de Comando e Controle do RS, que reúne as polícias estaduais.

A segurança do Carnaval também é garantida por câmeras nos acessos do público, na avenida Plínio Kroeff, e nas avenidas Baltazar de Oliveira Garcia com Manoel Elias, principal ponto de acesso para motoristas e onde vão circular as linhas de transporte coletivo. As câmeras estão localizadas nos portões (fundos 1 e 2), na dispersão, na concentração, na praça de alimentação, no portão principal, nas duas arquibancadas e no relógio.
Acesse o site do Carnaval de Porto Alegre clicando aqui.

Leia também:
- Prefeitura mobiliza serviços para o Carnaval no Porto Seco

Carris reforça transporte no Carnaval 2015
- Veja a ordem e horários dos desfiles do Grupo Especial, Grupo Intermediário e Grupo de Acesso clicando aqui.




/carnaval /cultura /porto_seco
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.