Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de fevereiro de 2015

Estado Maior da Restinga levará história de Torres para a avenida

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Escola conquistou a terceira colocação no Grupo Especial do Carnaval 2014 Escola conquistou a terceira colocação no Grupo Especial do Carnaval 2014
Foto: Evandro Oliveira/PMPA
Enredo será apresentado pelos cerca de dois mil integrantes, em 16 alas
Enredo será apresentado pelos cerca de dois mil integrantes, em 16 alas
A partir desta segunda-feira, 9, o portal da prefeitura apresentará em duas publicações diárias os enredos das dez escolas do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre. Os textos respeitarão a ordem definida para os desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco, nas noites de sexta-feira, 13, e no sábado.  

Escola de samba que abrirá a primeira noite de desfile do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre, no dia 13, a Estado Maior da Restinga levará a história da praia de Torres ao Complexo Cultural Porto Seco. Cerca de dois mil integrantes e 16 alas exibirão ao público o enredo “Com o cisne se banhando no rio Mampituba, a Tinga embarca no balão para contar as histórias, cultura, mitos e lendas de Torres. A mais bela do litoral gaúcho”.
 
A homenagem foi desenvolvida pelo carnavalesco Edson Santos de Souza (Dico) para mostrar a história de Torres, sua formação, colonizadores, desbravadores e imigrantes, além de suas belezas naturais que encantam moradores e visitantes. Neste ano, a escola terá um tripé (estrutura metálica móvel), que será usado pela aateria, além de cinco carros alegóricos. Presidida por Robson Machado (Preto), a Tinga ficou em terceiro lugar no Carnaval 2014.
 
A escola – A Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga foi fundada em 20 de março de 1977. Suas cores são o verde, o vermelho e o branco e seu símbolo é um cisne branco. Desfilou pela primeira vez em 1979 e conquistou o primeiro título em 1982. A quadra localiza-se no bairro Restinga. Inovou o carnaval da capital gaúcha em 1999 ao contratar Laíla e Xangai, consagrados na escola de samba carioca Beija-Flor.

Veja a ordem e horários dos desfiles do Grupo Especial, Grupo Intermediário e Grupo de Acesso clicando aqui.
 
ESTADO MAIOR DA RESTINGA 

Samba-enredo 2015 – “Com o cisne se banhando no rio Mampituba, a Tinga embarca no balão para contar as histórias, cultura, mitos e lendas de Torres. A mais bela do litoral gaúcho”.

Compositores – Xandi Tche, Leandro Godinho, Anderson Godinho, Walmer e Renan Ludwig

Intérprete – Renan Ludwig

Integrantes – Cerca de 2 mil integrantes

Carros alegóricos – 05 e 01 tripé

Alas – 16

Letra
Vou navegar nas águas desse mar
Deixar a vida me levar...
E a emoção vai "explodir"
Quando eu cantar sou Tinga! E daí?

Amor...vem mergulhar na fantasia
É lenda, mistério, magia no ar
Na busca de um "ouro" vai se revelar...corsários, piratas, sereia do mar.
Meu cisne! Foi ela que encontrou você, meu grande amor
Cidade tão exuberante, em "Torres" tudo é fascinante
O "astro" fez do meu calor, minha inspiração
A vida de um povo com seus rituais
Sua natureza que ao mundo encantou
Se banhando nas curvas de um rio
Que Deus abençoou

Soldado valente guerreiro a lutar, eu sou
Batida tão forte que rufa o tambor, anunciou
Sou! Tinguerreiro vencedor
Meu escudo é "tricolor"

Na tribo o amor acabou
E o "farol" de longe o imigrante avistou
A fé na minha religião
Por total devoção na igreja eu senti
Sonhei...fiz um turismo viajei
Pintei...Torres na "tela de Debret"
É pesca, é sol, é verão
Vai subir o balão, só faltava você
E na gastronomia, tudo é maravilhoso
É festa feliz! Ano novo
Uma índia eu avistei
Abraçada sobre um violão
Lágrimas de paixão

Amor que se iguala ao meu pavilhão é a Tinga do meu coração!


/carnaval
Texto de: Isabel Lermen
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.