Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de fevereiro de 2015

Porto Seco pronto para os desfiles e com estruturas melhoradas

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Muamba 2015 já experimentou as melhorias no complexo cultural
Muamba 2015 já experimentou as melhorias no complexo cultural
Nesta quinta-feira, 12, foi emitido pelo Corpo de Bombeiros o certificado de alvará de prevenção e combate a incêndio que libera a pista do Complexo Cultural do Porto Seco para os desfiles do Carnaval 2015, que começam nesta sexta-feira. Os 15 barracões onde são construídos os carros alegóricos receberam a liberação na quarta-feira. “O alvará dos barracões é válido por um ano. Na primeira revisão foram analisados todos os itens principais, todos aprovados, dando seguimento ao processo de PPCI, com validade para até 2016”, explica Joaquim Lucena Neto, coordenador das Manifestações Populares na Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

“Este ano nós tivemos uma parceria com os bombeiros no projeto Carnaval. Eles nos orientaram com visitas no complexo, antecipando a visita oficial. A vistoria feita antes da Muamba apontou somente três itens a serem aperfeiçoados: reaperto dos guarda corpos, a colocação de fita anti-derrapante nas escadas e proteção em torno de qualquer equipamento com tensão elétrica”, esclarece Lucena Neto. Nesta semana também foi realizado o curso de brigadista, ministrado pelos bombeiros para pessoas que trabalham dentro dos barracões. Todos os anos são formados dois brigadistas de combate a incêndio para cada barracão. Vinte funcionários da prefeitura que trabalham durante o Carnaval no Porto Seco também são brigadistas. O certificado é válido por cinco anos.

Melhorias - A estrutura para receber os foliões foi qualificada para oferecer mais comodiade durante a festa. Entre as melhorias, estão pórticos que sinalizam a entrada do complexo e a ampliação da praça de alimentação, que este ano é um pavilhão com 2.400 m², com 6 metros de altura e oito grandes exaustores, com 1 metro de diâmetro. Em 2014, a quantidade de bancas de alimentação foi ampliada de 19 para 26, no pavilhão ampliado que recebe o “Butekão do Samba”. Foram instalados 200 banheiros químicos.

Os corredores atrás dos camarotes foram ampliados para 1,4 metro de largura; as escadas, montadas com material importado da Alemanha, também foram expandidas. “Algumas dessas melhorias foram feitas para atender às orientações do Corpo de Bombeiros”, comenta o engenheiro Valdinei Nascimento, responsável pelo projeto de estruturas temporárias no sambódromo. Foram instaladas 200 luminárias de emergência, de sinalização para as saídas, 247 extintores dentro do novo padrão ABC, e houve um reforço na iluminação da dispersão e da concentração, o que também determinou o aumento da capacidade dos geradores de 1800 kilowatts para 2400 killowatts, conforme o engenheiro.

“As instalações das escadarias e dos camarotes tiveram uma roupagem nova, que ficou mais confortável e segura. O Butekão do Samba teve um novo tratamento visual e de estrutura, bem como as tendas de alimentação. O sambódromo está com uma cara ainda mais alegre”, comenta o secretário da Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby.

Acesse o site do Carnaval de Porto Alegre clicando aqui.
Veja a ordem e horários dos desfiles do Grupo Especial, Grupo Intermediário e Grupo de Acesso clicando aqui.

Leia também:
Prefeitura mobiliza serviços para o Carnaval no Porto Seco
 



/carnaval /porto_seco
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.