Após uma disputa acirrada, Imperadores do Samba
sagrou-se bicampeã no Carnaval 2015 de Porto Alegre. A escola, que levou para a
avenida os elementos opostos, polaridades e rivalidades, conquistou 239,9
pontos, vencendo por três décimos a Embaixadores do Ritmo, que ficou em segundo
lugar com 239,6 pontos, e a Bambas da Orgia, que totalizou 239,5 pontos. A
escola Copacabana foi a última classificada no Grupo Especial, sendo rebaixada
para o Grupo Intermediário A.
O prefeito José Fortunati acompanhou a apuração das notas das escolas de
samba no Complexo Cultural Porto Seco, na terça-feira, 17. “Foi um evento muito
bonito em todas as noites. O Carnaval da cidade vem ganhando força a cada ano.
As escolas se empenharam, mostraram sua garra e competência e a cidade está de
parabéns com essa belíssima manifestação cultural”, ressaltou o prefeito.Além da grande campeã, foram conhecidos os demais resultados do Carnaval 2015. A campeã do Intermediário A foi a escola Unidos do Capão, com 238,8 pontos, garantindo vaga no Grupo Especial em 2016. A Realeza foi a última colocada e vai para o Grupo de Acesso. No Grupo de Acesso, a vencedora foi a Unidos da Vila Mapa, com 237,9 pontos. Nas tribos, o primeiro lugar ficou com Os Comanches, com 229 pontos.
Terceira escola a desfilar no Complexo Cultural do Porto Seco, na madrugada de domingo, a Imperadores retratou o homem e mulher, sagrado e profano, leve e pesado, dia e noite, bem e mal, passado e futuro, tragédia e comédia. O enredo “A Magia dos Opostos”, do carnavalesco Silvio de Oliveira, teve como destaque a homenagem da Imperadores à sua maior rival, a Bambas da Orgia.
A escola estava dividida em cinco setores: As Trevas e a Luz, A Água e o Fogo, A Razão e a Emoção, o Passado e o Futuro e Os Opostos Que se Atraem. Ao todo, foram 21 alas, quatro carros alegóricos e um tripé, com a participação de cerca de 1,9 mil integrantes. O presidente da escola, Rodrigo Costa, ressaltou a emoção que contagiou o desfile deste ano, destacando que o sucesso se deu pelo grande grupo de trabalho que a escola construiu.
A Escola – A Imperadores do Samba foi fundada em 19 de janeiro de 1959 na rua Joaquim Nabuco, no bairro Cidade Baixa. Suas cores são o vermelho e o branco e seu símbolo são dois leões africanos que guardam a coroa imperial. É a segunda escola com mais títulos do Carnaval do Grupo Especial da capital gaúcha. Foi campeã 17 vezes. Atualmente, é presidida por Rodrigo da Silva Costa.
Avaliação - Foram 32 avaliadores, sendo quatro para cada quesito. Entretanto, somente três notas são consideradas válidas. A mais baixa é descartada no momento da apuração. As dez agremiações que integram o Grupo Especial e se apresentaram sexta e sábado foram avaliadas durante os desfiles em oito quesitos: bateria, harmonia, samba-enredo, enredo, fantasia, evolução, alegorias, mestre-sala/porta-bandeira. A coordenação do júri foi pela terceira vez de Jorge Teixeira da Silva, o Jorginho Harmonia.
Confira os resultados:
Tribos:1 Os Comanches
2 Guaianazes
Grupo de Acesso:
1 Unidos da Vila Mapa
2 Protegidos da Princesa Isabel
3 Acadêmicos da Orgia
4 União da Tinga
5 Escola de Samba da Glória
6 Fidalgos e Aristocratas (rebaixada)
Intermediário A:
1 Unidos do Capão
2 Academia do Samba Puro
3 Praiana
4 Império do Sol
5 Guajuviras
6 Imp. Leopoldense
7 Realeza (rebaixada)
Grupo Especial:
1 Imperadores do Samba
2 Embaixadores do Ritmo
3 Bambas da Orgia
4 Estado Maior da Restinga
5 Império da Zona Norte
6 Unidos da Vila do IAPI
7 Unidos da Vila Isabel
8 Imp. Dona Leopoldina
9 Acad. de Gravataí
10 Copacabana (rebaixada)