A Dama do Peixoto é o segundo dos 12 filmes selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. O curta, com direção de Douglas Soares e Allan Ribeiro, foca seu olhar sobre uma pessoa comum, como tantos seres invisíveis que muitas vezes nos passam despercebidos diariamente pelas ruas. A moradora de rua Elisete é uma figura folclórica do bairro Peixoto, no Rio de Janeiro, sendo frequentadora assídua de uma praça, onde recebeu o carinhoso apelido de A Dama do Peixoto. Com depoimentos de moradores do bairro, tenta-se compreender quem afinal é essa mulher que, apesar de viver na miséria, apresenta-se sempre alinhada, vaidosa, uma dama. Apesar de a narrativa focar Elisete, nunca a vemos em cena, sua figura é construída na tela através de relatos de terceiros.
A Dama do Peixoto é uma obra coesa, destinada a um público maduro, que se arrisca numa narrativa entre o formal e o experimental ao negar a exposição direta de sua personagem principal. Um curta que equilibra sua densidade com um olhar afetuoso e repleto de humanismo sobre seres que nossa sociedade teima em não enxergar.
A Dama do Peixoto, de Douglas Soares e Allan Ribeiro (Rio de Janeiro, documentário, 11min, 35mm, 2011)
Sinopse: Com um olhar documental, os diretores traçam um perfil fragmentado de Elisete, uma mulher que frequenta a Praça do Bairro Peixoto; sua presença frequente na praça é cercada de mistérios e perguntas. No filme, Elisete não se enuncia, e quem monta seu perfil são pessoas do bairro e frequentadores da praça. O curta trabalha o imaginário do espectador, à medida que mescla os depoimentos em voice over, recortes da praça do bairro Peixoto e a curiosidade acerca desta personagem, que muitos vêem mas poucos conhecem.
Roteiro, Direção e Montagem: Douglas Soares e Allan Ribeiro
Produção Executiva: Carlos Gomes
Direção de Fotografia: Bia Marques
Elenco: Elisete Regina Alvarez
Roteiro, Direção e Montagem: Douglas Soares e Allan Ribeiro
Produção Executiva: Carlos Gomes
Direção de Fotografia: Bia Marques
Elenco: Elisete Regina Alvarez
Sobre o Curta nas Telas - O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curta-metragens, exibindo, no circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37 edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011, o Curta nas Telas celebrou, com orgulho, 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.
Os próximos selecionados na 38ª Edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
- Kopeck, de Jaime Lerner –13 a 26 de abril, no Espaço Itaú de Cinema.
- Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John – 27 de abril a 10 de maio, no Arcoíris Cinema.
- Deus, de André Miranda – 11 a 24 de maio, no Cineflix.
- De Lá Pra Cá, de Frederico Pinto – 25 de maio a 7 de junho, no Guion.
- Mediatraining, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira – 8 a 21 de junho, no GNC Cinemas.
- Os Viajantes, de Vinicius Nora – 22 de junho a 5 de julho, no Cinemark.
- Três Vezes Por Semana, de Cris Reque – 6 a 19 de junho. no Espaço Itaú de Cinema.
- O Cão, de Abel Roland e Emiliano Cunha – 20 de julho a 2 de agosto, no Arco-íris Cinema
- Peixe Vermelho, de Andreia Vigo – 3 a 16 de agosto no Cineflix.
- O Céu no Andar de Baixo, de Leonardo Cata Preta – 17 a 30 de agosto, no Espaço Itaú de Cinema.
www.curtanastelas.blogspot.com
/cultura
Texto de: Marcel Goulart
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Edição de: Vanessa Oppelt Conte