Em publicação financiada pelo FUMPROARTE,a organizadora Irene Santos criou uma forma diferente de narrar a história dos afro-brasileiros,suaslutas, a exclusão,os preconceitos,a dignidade e a beleza: a históriafotográfica da população negra em Porto-Alegre. Reuniu uma equipe de poetas, fotógrafos,historiadores,jornalistas e outros profissionais das mais diversas áreas para compor esta obra poética nos seus elementos: texto e imagem. Em preto ebranco, a publicação se intitula: Negro em preto e branco –História fotográfica da População Negra de Porto Alegre.
Mesclando palavra e imagens (sempre em preto e branco),o livro vai contando as histórias de negros que superaram a discriminação racial pela luta em váriasáreas:esporte, música, estudo acadêmico, carnaval. Histórias que afirmaram aidentidade e que têm como pano de fundo um pedaço da História do Brasil na palavra do Prof Guarani Santos.
São personagens que também contam um pouco a História de Porto Alegre, do Parque da Redenção e de alguns bairros da Cidade.
Esta obra, que reúne elementos históricos eartísticos, é uma importante fonte de pesquisa, disponível na estante sobre acultura negra no acervo bibliográfico do Arquivo Histórico de Porto Alegre. Fonte esta que também é produto de pesquisa, realizada em várias instituições,inclusive no AHPAMV.