Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de abril de 2012

Participação no OP está integrada às novas tecnologias

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito lançou projeto OP na Rede
Prefeito lançou projeto OP na Rede
Porto Alegre, que é considerada internacionalmente como capital da democracia participativa, amplia o acesso ao Orçamento Participativo (OP) pela Internet.Na manhã desta segunda-feira, 16, foi lançado o projeto OP na Rede. O prefeito José Fortunati, o secretário da Governança Local, Cezar Busatto e o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, juntamente com lideranças comunitárias e conselheiros do OP, participaram do evento no Chalé da Praça XV. No local também foi instalado mais um ponto de Hi Fi (acesso livre e gratuito à Internet). (fotos)Para Fortunati, a inclusão das novas tecnologias aumenta a participação nas decisões da cidade. “O processo fica ampliado com o uso da Internet, especialmente porque atrai a juventude, renovando a participação popular”, afirmou o prefeito lembrando que a interação presencial se mantém fortalecida, já que pela rede mundial será possível escolher as prioridades temáticas e não as obras.

Nesta rodada do OP já será possível utilizar as novas ferramentas. Entre elas, está a consulta, por meio de Internet, sobre prioridades do Orçamento de 2013. A partir de hoje a consulta pode ser acessada no site do OP, no endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/op/. “Estas novidades se aliam à transmissão ao vivo, sem cortes, que acontece desde o ano passado”, enfatizou Kulczynski.

Para as assembleias temáticas e regionais do ciclo 2012/2013, o incentivo à presença da população também se dará, além das mídias tradicionais, por convites ao comparecimento feitos por meio de mensagem de celular. O OP ganhou, ainda, páginas próprias no Facebook (http://www.facebook.com/opportoalegre) e no Twitter (http://twitter.com/oppoa). “Estas ferramentas aproximam as pessoas do processo de escolha das demandas da cidade”, disse Busatto.

Outra iniciativa é o aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu Cuido, disponível para usuários de smartphones. Lançado no final de 2011, o aplicativo disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo. A ferramenta também permite a fiscalização das obras e serviços, com comentários e envio de fotos.

Atualmente, a Prefeitura desenvolve, ainda, ferramentas para estabelecer vínculo automático entre o Porto Alegre.cc e o OP. O Porto Alegre.cc (www.portoalegre.cc) é uma plataforma colaborativa na qual os cidadãos publicam e organizam mobilizações por causas que consideram importantes para a Capital. A ideia é que parte considerável de tais causas possa ser incluída entre as demandas do OP.


Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira