Prezados Senhores:
Considerando o perfil cultural e inovador da cidade de Porto Alegre, encaminhamos algumas propostas para comporem o projeto da SECOPA.
Nós, conselheiros da cultura da cidade, legítimos representantes da sociedade civil, vemos a oportunidade da realização da Copa do Mundo como um meio qualitativo e empreendedor para o desenvolvimento cultural, social e econômico local que deverá perpetuar a exemplo dos resultados das copas e olimpíadas em outras cidades do mundo.
A cultura é o DNA de uma cidade e representa a sua singularidade. Através dela é possível entendermos as constantes transformações da sociedade e buscarmos um pensamento de identificação e de apropriação deste espaço urbano. A Copa do Mundo irá aportar neste espaço, mas para que a estadia seja bem sucedida, é necessário delinearmos uma relação amistosa entre tal evento, a cidade e os porto-alegrenses.
Um acontecimento como a Copa do Mundo deve ser prospectado como um catalisador para o desenvolvimento de uma cidade criativa com base na inovação tecnológica, social e cultural, bem como no pensamento de conexões entre as pessoas e os espaços da cidade, entre o público, o privado e a sociedade civil, entre os espaços públicos e as áreas da cidade e a cidade e o mundo. Esse resultado só será possível através de uma aproximação entre os setores estruturais da sociedade, permeados pela cultura local, com uma transversalidade de gestão pública.
Só chegaremos ao resultado se pensarmos em criatividade, em talentos e na habilidade individual que, nós porto-alegrenses, temos como vocação.
Culturalmente somos promovedores de diálogos e altamente críticos, mas só aproveitaremos concretamente se potencializarmos a criatividade para soluções em serviços e produtos.
Por fim, para atingirmos efetivamente o nível de desenvolvimento cultural e para que a realização da Copa do Mundo de 2014 seja uma oportunidade sóbria, pensada e planejada dentro das diretrizes do PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE, seguem em anexo, as propostas do Conselho Municipal de Cultural.
Cordialmente,
Letícia de Cássia
Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cultura
Gestora Cultural Gestora em Cidades e Empreendimentos Criativos
Mestranda em Memória Social e Bens Culturais
I PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA PARA A COPA DE 2014:
1. CRIAR um subcomitê que irá se reportar ao Comitê Local de Organização da FIFA formado pelo Conselho Municipal de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, representantes culturais das instituições do "Sistema S" e representantes de instituições sociais públicas e privadas do Estado, com o objetivo de propor e planejar ações sobre os assuntos de arte e cultura;
2. DESENVOLVER um programa de ações de arte e cultura para o evento que contemple empreendedorismo em serviços e produtos culturais, capacitação de serviços, difusão e comercialização destes serviços e produtos (oficinas de empreendedorismo cultural, cursos de idiomas, atendimento ao público e de acessibilidade);
3. CRIAR fontes de fomento específicas para a produção e distribuição de bens culturais.
II - PROPOSTAS GERAIS DA CULTURA PARA A COPA DE 2014, ELABORADAS PELO CMC/POA:
1. REVITALIZAR espaços públicos como praças e parques centrais da cidade para convívio coletivo (apresentações artísticas e festas comemorativas);
2. CRIAR a agenda oficial cultural da cidade com amplo alcance.
3. PROPORCIONAR oficinas artísticas com temática do samba e realizar pré-eventos nos espaços das escolas carnavalescas.
4. CRIAR rotas alternativas no ônibus de turismo para apresentação de artistas cênicos e músicos durante o percurso. Idem no TRENSURB e no METRO;
5. DISPONIBILIZAR mais ônibus de turismo durante o período da Copa.
6. REALIZAR festas em formato de feiras em 12 regiões do OP fazer um calendário semanal com a disponibilização de transporte ônibus com rotas que partem de pontos diferenciados da cidade. Valorizar os artistas locais das regiões, bem como artesanato e gastronomia.
7. INSTITUCIONALIZAR o ano de 2014 como Ano Lupicínio Rodrigues - 100 anos (COOPERMÚSICA e SICOMRS já trabalham, com Lupinho, no projeto);
8. REALIZAR 2 espetáculos coletivos com artistas gaúchos e nacionais homenageando Lupicínio e Teixeirinha (os maiores nomes da nossa música e cinema);
9. REALIZAR e PROMOVER concurso de filmes curtíssimos (aproximadamente 2 minutos) direcionado para produtoras audiovisual de Porto Alegre com temáticas sobre a história dos bairros da cidade. O resultado deverá ser apresentado nos estádios, metrô, aeroporto, rodoviária, ônibus e em todas atividades relacionadas com a COPA.
10. REALIZAR exibição gratuita em praças e parques de filmes gaúchos durante o dia dos jogos para a concentração dos torcedores.
III - PROPOSTAS GERAIS DA CULTURA ORIUNDAS DAS RESOLUÇÕES DA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA REALIZADA EM NOVEMBRO DE 2011:
1. CRIAR uma incubadora de projetos culturais específica para a comunidade carente nas regiões do OP.
2. REVITALIZAR o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa de Porto Alegre.
3. CRIAR espaços para preservar à memória, com respeito às questões de território e identidade dos grupos étnicos das entidades Odomodê, Mocambo, Centro de Umbanda Reino da Mãe Maria de Oxum, que trabalham com a ancestralidade;
4. CRIAR em calendário o "Outubro da Cultura" de cada ano, mês que ocorrerão inúmeras atividades culturais promovidas pelo CMC/POA e SMC, nos " 31 dias de ativismo cultural".
5. REALIZAR oficinas (bateria, mestre sala e porta bandeira, música, capoeira, dança, violão, entre outras), nos espaços das Escolas de Samba e da comunidade, com aumento de recursos humanos e financeiros da descentralização da cultura.
6. REVITALIZAR o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa de Porto Alegre;
7. CRIAR o 'Dia Oliveira Silveira' no período da Semana da Consciência Negra de Porto Alegre.
8. REALIZAR oficinas de politização, direitos humanos, documentário, fotografia, música ,papel, artesanato e lata nas unidades de triagem acessadas por Catadores de Resíduos Sólidos em Porto Alegre.
9. INCLUIR as Pessoas Em Situação de Rua em Pontos de Cultura, Estúdios Multimeios e Telecentros para a realização de Oficinas de Hip Hop, Street Dance e produção de documentários via internet, comunicação, inclusão digital , jornal, fanzine, roteiro, trabalhando cidadania , protagonismo e inclusão cultural;
10. ARTICULAR com ONGs, Associações de Moradores e demais Organizações Sociais visando a produção de revistas de rua (Street Papers)em todas as regiões da cidade trabalhando os enfoques politização e mobilização, geração de trabalho e renda , cidadania e direitos humano de pessoas em situação de rua na cidade.
11. AMPLIAR as sessões gratuitas de cinema, oficinas de teatro ,música e carnaval comunitário em todas as regiões de Porto Alegre.
12. GARANTIR o retorno da "Descida da Borges",com reforço na segurança e infraestrutura ( alojamentos para concentração de desfilantes, unidade móvel de saúde , alimentação adequada para o Grupo Show, etc) para entidades carnavalescas.
13. FOMENTAR a criação de centros de formação técnica e acadêmica nas diversas áreas de produção artístico-cultural.
14. VIABILIZAR e INCENTIVAR o acesso das comunidades periféricas aos produtos e espaços culturais da cidade.
15. AMPLIAR os recursos financeiros do FUMPROARTE para os projetos de produção, bem como ampliar para duas edições anuais o edital.
16. GARANTIR que as festas temáticas sejam realizadas através de convênios diretos com as entidades organizadoras legalmente registradas nas regiões do OP.
CONTATOS CMC:
Izabel Franco-Secretária Geral
Fone: 51.96665056
Email:
F: 3026.6777 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com