Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2012

Artes visuais têm destaque na agenda da Câmara

As artes visuais têm espaço garantido na Câmara Municipal de Porto Alegre. Em 2011, não foi diferente: o Legislativo da Capital promoveu 42 exposições artísticas e institucionais - somente duas a menos que 2010 – e montou três feiras de artesanato na véspera de datas festivas. Em 2012, o destaque da programação cultural ficará por conta do 20º Salão de Artes Plásticas, previsto para setembro.
A agenda de artes é organizada pelo setor de Exposições do Memorial, que administra os três espaços disponíveis para mostras: a Galeria Clébio Sória, o T Cultural Tereza Franco e o saguão do Salão Adel Carvalho. Para expor nos dois primeiros, é preciso passar por seleção prevista em edital. O saguão do Salão Adel destina-se a artistas indicados pelos vereadores. As inscrições para a seleção de 2012 estão abertas até 27 de janeiro.
No ano passado, a Câmara recebeu exposições de pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação e história. Duas continuam em exibição neste mês: a mostra dos trabalhos premiados e selecionados no XII Concurso Sioma Breitman, aberta até 31 de janeiro, e Rondon: a Construção do Brasil e a Causa Indígena, que pode ser visitada até dia 27. A entrada é franca.
Feiras e Salão
Em 2011, houve três feiras de artesanato na Câmara: de Páscoa, de Dia das Mães e de Natal. Juntos os eventos reuniram 115 bancas de presentes feitos pelos funcionários da Casa ou por familiares. Como inscrição foi cobrado um quilo de alimento não-perecível de cada artesão, totalizando 192 quilos de comida, que foram doados a duas instituições de caridade: o Educandário São Luiz, da Vila Ipiranga, e a creche Recanto dos Piás, da Vila Pinto.
Em julho, começam as inscrições para o 20º Salão de Artes Plásticas. Promovido nos anos pares, o evento reúne trabalhos de artistas visuais gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul há, pelo menos, cinco anos.  Da edição de 2010 participaram 34 artistas com 52 trabalhos. O Prêmio Aquisição (R$ 6 mil) foi concedido a Guilherme Dable, e outros cinco artistas receberam Prêmios Incentivo à Criatividade (R$ 1 mil cada): Denis Nicola, Janaína Castoldi, Maria Eunice Araújo, Nathália Garcia e Vivian Herzog.
Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318 ou pelo e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)