Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de janeiro de 2012

Prêmio Joaquim Felizardo será entregue terça-feira

A cerimônia de entrega do VI Prêmio Joaquim Felizardo acontecerá na próxima terça-feira, 17, no Teatro Renascença, às 20h. Criado em 2007 pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o Prêmio homenageia diversas áreas. Serão agraciados artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. Trata-se de um prêmio dedicado a carreiras e obras, e não à produção em um determinado período, como é o caso, por exemplo, dos prêmios Açorianos de teatro, dança, música, literatura e artes plásticas.

Ao escolher o nome do professor Joaquim Felizardo para designar o prêmio, o secretário Sergius Gonzaga afirma que SMC pretende reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas acima de tudo os valores humanistas que nortearam a sua existência. “Cabe sublinhar os princípios da amizade, da solidariedade e de um extraordinário humor que o professor derramava cotidianamente. São valores inesquecíveis para quem conviveu com o emérito mestre, fundador dessa secretaria que tem sido tão significativa para Porto Alegre.”

Os premiados são escolhidos por um conselho, formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas, etc.), mais o próprio secretário. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano, sendo que no primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo são votados dois nomes e no último encontro é decidido por consenso cada homenageado.

Na ocasião também será outorgado o Prêmio Conselho Municipal de Cultura, a ser concedido à Biblioteca Comunitária do Cristal.



Prêmio Conselho Municipal de Cultura:  Biblioteca Comunitária do Cristal

  VI Prêmio Joaquim Felizardo - 2012

01) Mídia - Jornal:  Cláudia Laitano
02) Mídia - Rádio:  Cafezinho (Pop Rock FM)
03) Mídia - Tevê:  Clóvis Duarte – in memoriam
04) Descentralização da Cultura:  Beatriz Gonçalves dos Santos
05) Manifestações Populares:  Nilo Feijó
06) Nativismo:  Luis Carlos Borges
07) Memória Cultural:  Arquidiocese de Porto Alegre
08) Fotografia:  Leonid Streliaev
09) Cinema:  Ana Azevedo
10) Música: Conjunto Melódico Norberto Baldauf
11) Dança:  Eva Schul
12) Teatro:  Ronald Radde
13) Artes Plásticas:  Carlos Carrion de Britto Velho
14) Literatura:  Flávio Loureiro Chaves
15) Especial - Paixão pela Cultura:  Jayme Sirotsky
16) Especial – Paixão pela Cultura:  Eva Sopher
Sobre os premiados:

1 – MÍDIA JORNAL
Cláudia Laitano é jornalista e escritora. Vencedora do Prêmio Açorianos de Crônicas, mantém coluna diária em Zero Hora, onde é editora-executiva de Cultura, sendo co-criadora do projeto Fato Literário.

2 – MÍDIA RÁDIO
O programa Cafezinho nasceu com a rádio Pop Rock em 1997. De segunda a sexta, às 13h e 17h, oferece 1h de humor e informação cultural, sobretudo em música. Em 2007, editaram a obra mais vendida da Feira do Livro.

3 – MÍDIA TV
Clóvis Duarte foi jornalista e professor. Teve programas em todas as tevês do RS, sempre com espaço para a cena cultural. Foi pioneiro nas entrevistas em mesa redonda e na interatividade com os telespectadores.

4 – DESCENTRALIZAÇÃO
Beatriz Gonçalves Pereira é Conselheira da Cultura com participação em várias comissões sociais do município. É co-organizadora da Procissão de Navegantes e presidente da escola de samba Unidos do Por do Sol.

5 – MANIFESTAÇÕES POPULARES
Nilo Feijó é compositor. Precursor do samba-enredo gaúcho, foi produtor musical, diretor de harmonia e jurado dos desfiles de carnaval. Presidiu o Conselho da Comunidade Negra e preside o clube Satélite-Prontidão.

6 – NATIVISMO
Luiz Carlos Borges é cantor, compositor e acordeonista. Foi secretário de cultura de Santa Maria e São Borja, criou o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo e gravou 32 discos de carreira internacional.

7 – MEMÓRIA CULTURAL
A Arquidiocese de Porto Alegre administra iniciativas sociais e é em grande parte responsável pelo restauro da Cúria Metropolitana e das igrejas da Conceição e de Nossa Senhora das Dores, entre outros prédios.

8 – FOTOGRAFIA
Leonid Streliaev é fotógrafo. Trabalhou para quase todos os grandes jornais e revistas do país. Teve exposições individuais e participação em bienais de arte e fotografia com premiações no Brasil e no exterior.

9 – CINEMA
Ana Azevedo é roteirista e diretora de sete filmes, com destaque para o longa Antes que o Mundo acabe, ganhador de 13 prêmios. Tem participação em 16 longas e curtas e também dirigiu programas para Rede Globo e HBO.

10 – MÚSICA
Criado em 1953, o Conjunto Melódico Norberto Baldauf é o mais antigo dedicado a bailes no país. Gravou 19 discos, com performances com Ary Barroso, João Gilberto, Carlos Lyra, Elis Regina e vários outros mestres.

11 – DANÇA
Eva Schul é bailarina e coreógrafa, com passagem pelo New York City Ballet. Foi professora e fundadora de vários grupos e escolas, presidiu o Instituto Estadual de Artes Cênicas e criou o festival Conesul Dança.

12 – TEATRO
Ronald Radde criou com o pai em 1968 a Cia Teatro Novo, onde atuou, dirigiu e administrou, criando sede própria, a Sala Carmem Silva. Dirigiu mais de 150 espetáculos, com mais de dois milhões de espectadores.

13 – ARTES PLÁSTICAS
Britto Velho é artista plástico. Expôs individualmente nas principais galerias, mostras e museus de todas capitais brasileiras, tendo representado o país em eventos em Buenos Aires, Havana, Madri, Montevidéu e Paris.

14 – LITERATURA
Flávio Loureiro Chaves foi professor titular da UFRGS, lecionou na França e Portugal. Autor de 16 livros, é responsável direto pelo reconhecimento crítico nacional das obras de Erico Verissimo e Simões Lopes Neto.

15 – PAIXÃO PELA CULTURA – JAYME SIROTSKY
Jayme Sirotsky é jornalista. Participou da Fundação do Grupo RBS, que presidiu entre 86 e 91, tendo fundado seu Conselho de Cultura. Presidiu a Associação Mundial de Jornais e a Associação Brasileira de Jornais.

16 – PAIXÃO PELA CULTURA – EVA SOPHER
Eva Sopher é provavelmente a primeira empresaria cultural do Brasil. Começou em 1975 a reeguer o Theatro São Pedro, reinaurado em 84. Concebeu o Multipalco e já concluiu grande parte de seus quase 20 mil m².