Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2012

SPM diploma Conselheiros nesta terça, 17

Foto: Divulgação/PMPA
Secretário Bins Ely esteve nas eleições. Diplomação é nesta terça

Secretário Bins Ely esteve nas eleições. Diplomação é nesta terça

A cerimônia de diplomação dos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), dos representantes das entidades não governamentais e dos delegados dos Fóruns Regionais de Planejamento (eleitos para a gestão 2012/2013) acontecerá amanhã, 17, às 19h, no plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal.

A eleição dos conselheiros do CMDUA e delegados das regiões foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), em setembro e outubro de 2011. A escolha das entidades não governamentais aconteceu em dezembro.

O secretário do Planejamento e presidente do conselho, Márcio Bins Ely, destaca que a democratização das decisões tem um papel relevante. "Oitenta por cento da população do país mora em grandes aglomerados urbanos nas áreas metropolitanas. A valorização dos canais de participação é fundamental para a construção de uma cidade organizada que prima pelo progresso, sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações".

Atuação - Os delegados atuam nos Fóruns Regionais Planejamento (FRPs) e são canais para a população apresentar propostas para o desenvolvimento urbano e debater projetos que provocam impacto na região. A cidade tem oito fóruns que atuam nas Regiões de Gestão do Planejamento, com delegados e conselheiros eleitos a cada dois anos. Os conselheiros representam os moradores das oito regiões no CMDUA.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental é um espaço de participação onde se decide sobre as políticas de crescimento da cidade e projetos de construções ou atividades que provocam mudanças no dia a dia das pessoas. Presidido pelo secretário do Planejamento Municipal, o CMDUA tem 28 integrantes: nove são eleitos pela comunidade ( oito escolhidos pelos Fóruns Regionais de Planejamento e um, pelo Orçamento Participativo). Nove são representantes de instituições científicas e entidades de classe, ambientais e afins do planejamento urbano, os outros nove representam Município, Estado e União.

Conselheiros eleitos - Cada um dos oito Fóruns Regionais de Planejamento escolheu um conselheiro titular e dois suplentes :
RGP 1 - Alan Tabile Furlan, Ibirá Santos Lucas e Roberto Jacobasko .
RGP 2 - Osório Queiroz Junior, Jorge Tadeu Conceição de Souza e Adroaldo Venturini Barbosa .
RGP 3 - Luis Carlos Pires dos Santos, Ana Paula Borges Alves e Roni Gomes.
RGP 4- Clarita Parisotto, Homero Parisotto e Eunice Fátima Bronzatto.
RGP 5 - Ricardo Antonio Angelino, Jorge Horácio Correa e Carlos Umberto Campos.
RGP 6 - Anadir Lourdes Alba, José Ronaldo Leite Silva e Arno Claudio Trapp .
RGP 7 - Altayr Luiz Barison, Eduíno de Mattos e Luis Carlos Fernandes Rodrigues.
RGP 8 - Rosane Fátima de Marco, Dalcina Vargas da Cunha e Orlando Marczac Flores.

As entidades que terão representantes no CMDUA são:

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental /RS (Abes), Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial (Agadie), Associação Rio-grandense dos Escritórios de Arquitetura (Area), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto Urbano Ambiental (IUA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade de Engenharia do Rio Grande do SUL (SERGS/RS), Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC).