Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TEATRO



O Centro de Pesquisa Teatral do Ator contemplado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura) abre as inscrições para o Ano de 2012


O C.P.T.A.- Centro de Pesquisa Teatral do Ator, coordenado pelo ator e diretor teatral Alexandre Vargas, é um dos 30 projetos contemplados no primeiro edital do FAC (Fundo de Apoio a Cultura), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura.
O Centro atua com foco na criatividade cênica. O eixo principal do trabalho tem nos processos criativos os elementos de constituição e desenvolvimento do senso critico e arte do ator.
PRINCIPAIS ATIVIDADES:



a) Formação Cênica:

Durante 3 dias por semana, no período de 5 meses, um grupo de 20 atores irá estudar, pesquisar e elaborar a ação teatral. (Trabalho ligado a prática e sobre o ato da criação teatral.)



b) Formação de Plateia:

Exercícios práticos do ator com o acompanhamento do público. (Objetiva ampliar as possibilidades de recepção crítica das artes, mediando e intensificando as relações entre arte e público. É a exposição do fazer artístico dos integrantes do CPTA, gestada nas “Atividades de Formação Cênica”.)



COMO FUNCIONA?
Os conteúdos são oferecidos durante 5 meses. Os encontros acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h.


Local:
Casa de Cultura Mario Quintana


Pré-inscrição:
No 4º Andar da Casa de Cultura Mario Quintana
a) Currículo resumido;
b) Carta de Intenção;


Seleção:
Análise dos currículos e entrevistas individuais.


Informações e inscrições:
(051) 3212.5737 / 81692974 / 91196972
E-mail: contato@cpta.art.br
Site: cpta.art.br


Investimento:
Sem custo

Histórico

O Centro de Pesquisa Teatral do Ator – CPTA – é criado em 2003 pelo ator e diretor Alexandre Vargas(1). O artísta desenvolve o estudo cênico “CORPO-MENTE/Uma Fronteira Móvel”. Uma pesquisa sobre o sistema ritual e simbólico, dos cantos e dos corpos, nos espaços que precedem a figuração metonímica dos Estados Modificadores da Consciência. Esse trabalho resultou na criação de exercícios teatrais posteriormente aplicados no cotidiano do CPTA. No ano de 2004 o centro desenvolve — com apoio do Instituto de Artes da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul/UFRGS, SESC/RS e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre — o projeto “Yoshi Oida Em Porto Alegre”. Ao compartilhar a presença do ator e diretor Yoshi Oida com artístas locais, por meio de atividades de formação, tais como conferência e workshop gratuítos, o CPTA amplia sua abrangência e reafirma seu objetivo fundante. Nesta ocasião há o lançamento dos livros “Um ator errante” e “O ator invisível”. Yoshi Oida é um dos expoentes do trabalho do Centro Internacional de Criações Teatrais, fundado e dirigido por Peter Brook, em Paris. Nesse ano é criada a performance “Narciso envelheceu”, com inspiração nas obras A Era do Vazio, O Império do Efêmero e O Crepúsculo do Dever, do filósofo Gilles Lipovetsky, apresentada na IV Semana de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nos anos subseqüentes, 2005 e 2006, o CPTA, recebe apoio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre para implementar a 1º etapa do Centro de Pesquisa nas dependencias de um hospital psiquiátrico (Hospital Psiquiatrico São Pedro). Durante 3 dias por semana, no período de 12 meses, um grupo de 25 atores, elabora e discute a criação teatral. Esse processo resulta na performance “Os Sobreviventes: James Beckett e Samuel Joyce”. Apresentada no hospital, a livre adaptação de textos de James Joyce e Samuel Beckett, cria uma atmosfera onde uma pequena multidão de seres iguais, engendra uma procissão em 4 atos: I) Eles não têm a palavra, II) O público tem a palavra, III) A fábula é contada em fraguementos, IV) Você ousa pensar?.

Em 2007 e 2008, o CPTA firma parceria com o SESC/RS e passa a trabalhar nas dependências do Teatro do SESC de Porto Alegre. Essa cooperação intensifica as atividades de formação e criação em que se destaca a pesquisa e o desenvolvimento da linguagem cênica. O centro desenvolve várias atividades neste ano. Homenagem ao ator Luis Otávio Burnier(2) debatendo “A Cena Contemporânea Brasileira” com Luiz Carlos Vasconcelos(3), Carlos Simioni(4) e Antonio Araujo(5). Promove a palestra o “Teatro de Rua no Brasil” e “Em Busca da Indignidade Perdida”, com Amir Haddad(6). Os integrantes do CPTA, demonstram o procedimento de seus trabalhos em aula aberta com orientação de Luiz Damasceno(7). Realização do debate “A Recepção Teatral” com Flávio Desgranges(8).

Com intuito de estabelecer uma troca mais profícua com o público, o CPTA desenvolve em 2008 a “A Escada do Desenvolvimento”, onde amplia as possibilidades de recepção crítica dos espectadores e dos atores. Neste projeto uma plateia acompanha o desenvolvimento da criação dos integrantes do CPTA no espetáculo “Aqui o Tempo é Outro”. O CPTA, realiza um intercâmbio cênico intitulado “A Construção do Diálogo Interno”, com a orientação do ator e diretor Cacá Carvalho(9). Neste ano o CPTA, é objeto da pesquisa acadêmica: “Teatro e Autonomia”(10) pela atriz Rita Réus, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Especialização em Pedagogia da Arte. E “Aqui o Tempo é Outro”: CPTA - Centro de Pesquisa Teatral do Ator/ Um Caminho Para a Descoberta do Docente pesquisador “De” e “Em” Teatro.”(11) pela atriz Fernanda Possamai Bastos, do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O CPTA apresenta, no Teatro do SESC em Porto Alegre, o espetáculo “Aqui o Tempo é Outro”, peça arquetípica, com poética de atemporalidade e desestruturação do dizer que provoca uma desarmonia entre o narrativo e o dramático.

Em permanente transformação, em 2009, o CPTA retorna ao Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desde sua fundação, mais de uma centena de atores participaram do CPTA. No entanto, não são abertas vagas para novos integrantes, pois o foco de trabalho é a criação do “Núcleo Artístico do CPTA” a partir do processo de pesquisa do novo espetáculo: (In)acabada. Integram o Núcleo Artístico do CPTA: Rita Réus, atriz e arte educadora graduada em teatro pela UERGS e Especialista em Pedagogia da Arte, pela UFRGS. Gabriel Ketzer, ator e graduando em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sirlei Karczeski, atriz e graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pelotas. Diana Corte Real, atriz graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ana Rodrigues, atriz graduada em licenciatura Plena: Educação Física, UNILASSALE.

Em 2010 o CPTA, integra o Projeto Usina das Artes, no Centro Cultural Usina do Gasômetro. Além de continuar suas atividades de formação, realiza apresentações de performances, conclui o processo da peça (In)acabada e faz temporada do espetáculo na Usina do Gasômetro. Alexandre Vargas é contemplado com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010, fazendo uma residência artística com o Grupo Odin Teatret do diretor Eugenio Barba, na cidade de Holstebro na Dinamarca. O foco de estudo dessa residência é: pesquisa, observação de ensaios e do treino dos atores do Odin Teatret; compartilhamento dos procedimentos do trabalho criativo do CPTA. Ao retornar, o material e a prática apreendida por Alexandre Vargas, engendra novas possibilidades criativas aos integrantes do CPTA.

O CPTA, em 2011, participa com o espetáculo (In)acabada do II Festival de Teatro Jogos de Aprendizagem e da XI Semana de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É o 1º projeto de Artes Cênicas, contemplado com o Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul – FAC/RS.

Desenvolve, em 2012, suas atividades na Casa de Cultura Mário Quintana, onde abre novas vagas e inicia o processo de criação de um novo espetáculo.







NOTAS



1. Ator, diretor, autor e produtor cultural, Alexandre Vargas, fundador do C.P.T.A. (2003) e do grupo Falos & Stercus (1991). Idealizador, coordenador e diretor artístico do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre (2009/11). Contemplado com a Bolsa Funarte de Residência em Artes Cênicas (2010). Graduando em Letras pela PUCRS. Autor de “Jantar Às Margens do Rio Cocito”, 2007, Editora Bestiário. Escreve “Caderno de Teatro” (2007/11) para a revista ARTESESC. Diretor editorial de “Falos & Stercus/Ação & Obra–Uma Trajetória Marcada Por Inconformismo e Prazer”, 2009, Editora Bestiário. Realizou os estudos: “Desenvolvimento e Aprendizagem de Técnicas Teatrais para Deficientes Visuais” (1998/2001) — diferenças entre a percepção e o processamento das informações mediante o tato e a potencialização sensorial. Integrou o seminário “Teatro Contemporâneo: Para Além do Drama” (2010) — com Hans-Thies Lehmann, da Universidade de Frankfurt am Main. Artista convidado do programa de reflexão teórico-prática: Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo PRÓXIMO ATO (2006/07). Artista convidado da Semana Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul–UFRGS, “A importância da Escola Teatral na Formação dos Atores” (2007). Artista convidado para falar sobre o “Processo de Criação na Literatura e no Teatro”, na cadeira de Literatura e Outras Linguagens na UniRitter (2007). Na sua formação destaca: Marco Antônio de la Parra, escritor e dramaturgo (chile). Andrew Tsubaki, Prof. do Teatro da Universidade de Kansas (EUA). Andréas Sippel, especialista em treinamento da voz, Prof. Escola Superior de Falkenberg (Alemanha). Bruno Tackels Universidade de Rennes II (França). Béatrice Picon-vallin. Centro Per La Sperimentazione e La Ricerca Teatrale de Pontedera (Itália). David Jubb da Central School’s Lion and Unicorn Theatre (Reino Unido). Eugenio Barba e Júlia Varley do Odin Teatret (Dinamarca). Aluno da Escola Nacional de Circo (1999). Improbable (Reino Unido) com Julian Crouch, Phelim Mcdermott e Lee simpson. International School of Theatre Anthropology (ISTA), Ian Watson (EUA), José A. Sánchez da Universidad Castilla-la-Mancha (Espanha). Judith Malina, Ilion Troya e Hanon Reznikov do Living Theatre (EUA). Thomas Leabhart, Teatro Tascabile di Bergamo e Yoshi Oida. É ator e co-autor da peça A Escrita de Borges (2001/F&S), Melhor Espetáculo Juri Popular ZH, Prêmio Funarte de Artes Cênicas de 2001. Atuou em Hybris (2010/F&S) Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2009. Em A Força do Hábito (2003) de Thomas Bernhard e direção de Luciano Alabarse, indicado Prêmio Açorianos de Melhor Ator. Em Mithologias do Clã (1999/2010F&S), participa do 17° International Workshop Festival na Inglaterra. Em O Clã Destino (1998/F&S) Indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator (1998). Em A Púrpura Fulminante (1998), demonstração com direção de Luiz Carlos Vasconcellos. Em Farsa Trágica (1995/F&S) indicado a Melhor Ator ao Prêmio de Artes Cênicas do RS (1995). Participa do 2º Porto Alegre em Buenos Aires. Em PM II - Os Heróis da Candelária? (1993/F&S), é indicado como Melhor Ator ao Prêmio de Artes Cênicas do RS (1993). Cantata São Paulo (1993), direção de Judith Malina do Living Theatre e Produção da Secretaria de Cultura de SP. No cinema atuou em Menos que Nada (2011/12), longa metragem de Carlos Gerbase. 3Efes (2007), longa de Carlos Gerbase. Pela Rua (2002), baseado na poesia de Ferreira Goulart. A Festa de Margareti (2002), longa com direção de Renato Falcão, lançado no Havana Film Festival – New York.



FICHA TÉCNICA


Coordenação Geral e Artística: Alexandre Vargas

Orientação Pedagógica: Luciana Paz

Atriz/Bolsista/Núcleo de Criação: Ana Rodrigues

Atriz/Bolsista/Núcleo de Criação: Diana Corte Real

Ator/Bolsista/Núcleo de Criação: Gabriel De Negreiros

Atriz/Bolsista/Núcleo de Criação: Sirlei Karczeski

Atriz/Bolsista/Núcleo de Criação: Rita Réus

Assistencia de Produção e Assessoria de Imprensa: Explosão Cultural

Assessoria Contábil: Roberto Onófrio - Consultoria Contábil

Assessoria de Comunicação Digital: Mauro Paz

Design Gráfico e Fotografia: Fernando Pires Fotografia

Gestão Administrativa: Associação Rede do Circo





Contatos:
CPTA - Centro de Pesquisa Teatral do Ator
Rua José do Patrocínio Nº 210/202– Cidade Baixa – Porto Alegre – RS - CEP: 90050-000
Telefones: 55 51 3212. 5737 ou 91196972
E-mail: contato@cpta.art.br - Site: www.cpta.art.br

cpta.art.br