A Secretaria de Estado  da Cultura (Sedac), através da Diretoria de Economia da Cultura, e o  Ministério da Cultura convidam para o lançamento do Projeto Criativa  Birô no próximo dia 24 de janeiro de 2012, às 10 horas, no Teatro Carlos  Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.
O  evento faz parte da programação da Sedac dentro do Fórum Social Temático  2012 e do Conexões Globais 2.0. Na ocasião, será assinado convênio  entre Ministério da Cultura (MinC) e Sedac com a presença do Secretário  de Cultura Assis Brasil e da Secretária de Economia Criativa do MinC  Cláudia Leitão, que ministrará palestra sobre “Políticas Públicas para a  Economia Criativa Brasileira” logo após a assinatura do Convênio.
Criativa Birô - 2012
Desenvolvido graças a uma parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Economia
  Criativa, o Criativa Birô pretende ser um equipamento estatal de  atendimento e suporte técnico de profissionais e empreendedores  criativos. No Criativa Birô, quem trabalha com cultura receberá auxílio  para elaborar modelos de negócios, planos de comunicação e distribuição,  além de consultorias jurídicas, linhas de crédito, birô de exportação e  formações específicas com a finalidade de promover e fortalecer as  redes e arranjos produtivos dos setores criativos gaúchos.
A  Diretoria de Economia da Cultura começou ainda em 2011 a articulação  para a assinatura do convênio com o Ministério da Cultura (MinC), o que  também garantirá a instalação do escritório no terceiro andar da Casa de  Cultura Mário Quintana, principal equipamento cultural do Estado e por  onde circulam cerca de 10 mil pessoas por mês. O investimento total,
 entre recursos do MinC e a contrapartida do Estado, equivale a R$ 1,5 milhão.
A  ideia é implementar a iniciativa nas capitais dos 27 estados  brasileiros até 2014. Além do Rio Grande do Sul, outros quatro estados  estão implementando os  primeiros escritórios. São eles Acre,  Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Artistas, produtores e gestores  culturais, profissionais autônomos, empregados de empresas das diversas  cadeias que constituem a economia da cultura, ONGs e entidades de classe  que atuem ou pretendam atuar nos setores criativos serão beneficiados  diretamente pela iniciativa. Além disso, há a expectativa de que o  Ministério da Cultura implante o primeiro Criativa internacional na sede  do Mercosul, em Montevidéu.
Pretende–se, assim, promover e desenvolver a economia da cultura 
no  Estado do Rio Grande do Sul, por meio da disponibilização de  informações, de formação técnica e em competências essenciais de gestão,  da geração de conhecimento, da prestação de serviços de consultoria e  assessoria, da disponibilização de acesso a linhas de crédito, da  promoção de articulações institucionais, além da criação e  fortalecimento de redes e coletivos de profissionais e empreendedores  criativos.
Em parceria e articulado com  faculdades locais, o Criativa Birô oferecerá, através de empresas  juniores, serviços de consultoria e assessoria nas áreas de  administração, direito, contábeis, sistemas de informação e/ou  publicidade. As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos,  constituídas por estudantes, supervisionados por um ou 
mais  professores, vinculados a faculdades, que tem como objetivo a prestação  de serviços de consultoria, prioritariamente para micro e pequenas  empresas, a custo zero ou a preços bem abaixo do valor de mercado. A  idéia é de não só ampliar a capacidade de atendimento do Birô, mas a de  qualificar estudantes de ensino superior, futuros profissionais de  mercado para atuarem nos setores criativos.