Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de janeiro de 2012

Mauro Zacher visita obras do auditório Araújo Viana

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Auditório Araújo Vianna ficará com 3.008 lugares Auditório Araújo Vianna ficará com 3.008 lugares
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Secretário Sergius Gonzaga (e) e Mauro Zacher em visita às obras do auditório
Secretário Sergius Gonzaga (e) e Mauro Zacher em visita às obras do auditório
As obras de modernização do auditório Araújo Vianna foram visitadas na manhã de hoje, 11, pelo prefeito em exercício, Mauro Zacher. O tradicional espaço cultural de Porto Alegre está com a primeira camada da nova cobertura fixa em fase final de instalação e está em desenvolvimento a climatização do espaço, que terá 3008 lugares. (vídeo)

Equipes trabalham em três turnos na obra, informou o coordenador geral do projeto, Carlos Caramez. A iniciativa, parceria entre a prefeitura e a Opus Promoções, devolverá à população uma sala de espetáculos totalmente renovada em sua infra-estrutura, com climatização, acessibilidade e acústica adequada. Para a restauração do Araújo Vianna serão investidos cerca de R$ 18 milhões.

Zacher destacou, durante a visita, o cuidado adotado nos detalhes da reforma para oferecer um serviço de alta qualidade. “O Araújo Vianna é referência cultural de uma geração. Agora, com as providências de modernização, ganha a dimensão de um dos melhores espaços culturais da cidade”, avaliou o prefeito em exercício.

Memorial do auditório - No momento, é finalizada a instalação da cobertura fixa, com a colocação de camadas que combinam materiais como madeira, compensado naval, lã de vidro e manta sintética. É realizada a instalação do ar-condicionado, que climatizará todo o espaço do auditório, e está em conclusão uma nova estação de força para dar conta da nova demanda de energia elétrica. Entre as próximas etapas, está a reforma dos banheiros. O secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, afirmou que uma reunião entre técnicos da Opus e da prefeitura, no final de janeiro, definirá o prazo de conclusão da obra.

A empresa Opus organiza um espaço para memórias do auditório e solicita que as pessoas que tenham fotos ou recordações do Araújo Vianna entrem em contato pelo telefone 3235-4545 ou no escritório montado na obra.

A obra - A modernização do espaço inclui novo telhado fixo, climatização, bar, poltronas de teatro e completa reestruturação de palco, bilheteria, camarins e toilletes. As melhorias no auditório incluem reforma nas instalações da Coordenação de Música, da Banda Municipal, do estúdio e da Sala Radamés Gnattali, que passará a ser de multi-uso.

A parceria
Para viabilizar a reforma do auditório, fechado desde 2005, foi realizada uma parceria público-privada entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMS), e a Opus Promoções. A divisão do calendário entre a SMC e a Opus será eqüânime no que diz respeito à utilização de fins-de-semana e feriados durante os próximos 10 anos de gestão compartilhada. A secretaria ficará com 91 dias (25%) e a Opus com 274 dias (75%).