A Fifa promove amanhã, 25, e quinta-feira, 26, o 6º Seminário Fifa Fan Fest - Sedes, com representantes e gestores das 12 cidades brasileiras que receberão jogos do mundial de 2014. Realizado em Recife, o encontro tratará dos locais para a realização da Fan Fest, evento público oficial da Copa do Mundo, que reúne torcedores fora dos estádios. O diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, e a coordenadora de Publicidade da prefeitura, Aline Kusiak, integram o seminário.
Na abertura do seminário, a Fifa apresentará os resultados sobre as visitas de inspeção aos locais sugeridos pelas sedes para receber a Fan Fest. A partir das considerações da Fifa, cada sede participará de reunião individual com a entidade e a TV Globo, organizadora do evento.
Em Porto Alegre, a Fifa visitou o Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, e o Espelho D’Água e o Campo Ramiro Souto, no Parque Farroupilha (Redenção), propostos pela prefeitura. O gerente-geral de marketing da Fifa no Brasil, Jay Neuhaus, inspecionou os espaços ao lado do prefeito José Fortunati e do secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, em outubro de 2011. Além de Jay Neuhaus, o seminário contará com a participação do gerente-geral de estratégias e marcas da Fifa, Ralph Straus.
Fan Fest – Lançada originalmente em 2002, durante a Copa da Coreia do Sul, funcionava como evento de apoio, destinado a animar os torcedores que não conseguiram lugar nos estádios. Na Copa da Alemanha, o projeto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas se reuniram diante de telões instalados em 12 cidades do país. A partir daí, a Fifa internacionalizou o evento em 2010. Além das nove cidades sede da África, seis metrópoles mundiais receberam a Fan Fest, entre elas, o Rio de Janeiro, reunindo quase 600 mil pessoas, entre torcedores e turistas estrangeiros na praia de Copacabana.
O evento funciona durante os 31 dias de Copa do Mundo e exibe todos os 64 jogos do mundial. Nos dias em que não há partidas, promove atividades culturais e de lazer. Conforme recomendações da Fifa, a arena deverá ter capacidade para cerca de 20 mil pessoas, estar sempre com alta frequência e identificar a cidade para as transmissões de TV com uma grande logomarca. As imagens geradas no telão, por exemplo, são transmitidas para as outras Fan Fests no Brasil e em outras cidades do mundo e para o Centro Internacional de Transmissão da Fifa, o Internacional Broadcast Center (IBC), com aproveitamento de todos os veículos de comunicação do mundo. O espaço não poderá ser próximo ao estádio para não misturar com público de jogo.
Texto de: Juliana Marina Moreira
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Postagem em destaque
Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre
Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...