Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de janeiro de 2012

Prefeitura integra seminário sobre Fan Fest em Recife

A Fifa promove amanhã, 25, e quinta-feira, 26, o 6º Seminário Fifa Fan Fest - Sedes, com representantes e gestores das 12 cidades brasileiras que receberão jogos do mundial de 2014. Realizado em Recife, o encontro tratará dos locais para a realização da Fan Fest, evento público oficial da Copa do Mundo, que reúne torcedores fora dos estádios. O diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, e a coordenadora de Publicidade da prefeitura, Aline Kusiak, integram o seminário.

Na abertura do seminário, a Fifa apresentará os resultados sobre as visitas de inspeção aos locais sugeridos pelas sedes para receber a Fan Fest. A partir das considerações da Fifa, cada sede participará de reunião individual com a entidade e a TV Globo, organizadora do evento. 

Em Porto Alegre, a Fifa visitou o Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, e o Espelho D’Água e o Campo Ramiro Souto, no Parque Farroupilha (Redenção), propostos pela prefeitura. O gerente-geral de marketing da Fifa no Brasil, Jay Neuhaus, inspecionou os espaços ao lado do prefeito José Fortunati e do secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, em outubro de 2011. Além de Jay Neuhaus, o seminário contará com a participação do gerente-geral de estratégias e marcas da Fifa, Ralph Straus.

Fan Fest –  Lançada originalmente em 2002, durante a Copa da Coreia do Sul, funcionava como evento de apoio, destinado a animar os torcedores que não conseguiram lugar nos estádios. Na Copa da Alemanha, o projeto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas se reuniram diante de telões instalados em 12 cidades do país.  A partir daí, a Fifa internacionalizou o evento em 2010. Além das nove cidades sede da África, seis metrópoles mundiais receberam a Fan Fest, entre elas, o Rio de Janeiro, reunindo quase 600 mil pessoas, entre torcedores e turistas estrangeiros na praia de Copacabana. 

O evento funciona durante os 31 dias de Copa do Mundo e exibe todos os 64 jogos do mundial. Nos dias em que não há partidas, promove atividades culturais e de lazer. Conforme recomendações da Fifa, a arena deverá ter capacidade para cerca de 20 mil pessoas, estar sempre com alta frequência e identificar a cidade para as transmissões de TV com uma grande logomarca. As imagens geradas no telão, por exemplo, são transmitidas para as outras Fan Fests no Brasil e em outras cidades do mundo e para o Centro Internacional de Transmissão da Fifa, o Internacional Broadcast Center (IBC), com aproveitamento de todos os veículos de comunicação do mundo. O espaço não poderá ser próximo ao estádio para não misturar com público de jogo.



Texto de: Juliana Marina Moreira
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone