Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de janeiro de 2012

Encontro debate projetos de Bogotá e Porto Alegre

Encontro sobre as duas capitais ocorrerá no dia 20

O evento "Constituinte do Cotidiano" irá promover o diálogo entre Porto Alegre e Bogotá, capital da Colômbia, na sexta feira, 20, a partir das 9h, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, na avenida Loureiro da Silva, 255, 2º andar. Iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, juntamente com o Legislativo municipal, o encontro busca debater as ações de cultura cidadã e de cuidado com a cidade, desenvolvidas nas duas capitais e seus respectivos Códigos de Posturas.

Ivo Santiago, especialista em avaliação de políticas públicas e técnico do projeto Amor por Bogotá, promovido pela Universidade Nacional da Colômbia, será um dos palestrantes. Santiago abordará o Código de Convivência Democrática, desenvolvido com base num conjunto de normas que regulam a cidadania no espaço público.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Mauro Zacher, também será palestrante. Zacher falará sobre a união de esforços e potencial de mobilização dos porto-alegrenses no movimento Eu curto. Eu cuido.

Outro tema da palestra do prefeito em exercício será o Código de Postura da capital gaúcha. Ele irá propor a realização de uma Constituinte do Cotidiano, a ser realizada com base no processo de participação popular da cidade, que irá rever o atual Código, embasado em lei de 1975. “Manter esta situação é apostar no caos, na incivilidade, no desrespeito”, disse Mauro Zacher. Na sua opinião, é fundamental garantir o atendimento às regras básicas de convivência urbana e evitar conflitos entre as pessoas. “Vamos chamar esse compromisso de Constituinte do Cotidiano e fixar o final de 2012 para que a cidade receba o novo estatuto”, afirmou. A iniciativa resultará na modernização do Código de Postura de Porto Alegre, tranformando-o no Código de Convivência Democrática da Cidade.





Texto de: Ocimar Carvalho Pereira
Edição de: Cleber Saydelles