Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2012

Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre




 Porto Alegre se prepara para receber entre, os dias 13 e 16 de junho de 2012, a primeira edição do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Democracine tem por objetivo difundir produções audiovisuais relacionadas à democracia participativa e ao aprofundamento da cidadania. Sua programação, formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e por uma mostra paralela informativa, transformará a capital gaúcha em uma referẽncia internacional na discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.

        

Em sua primeira edição, o Democracin privilegiará os seguintes eixos temáticos:

        

- Cidadanias insurgentes e ação coletiva na prática cotidiana da democracia

         - Processos eleitorais

         - Revoluções

         - Democracia e trabalho

         - O meio ambiente como campo de luta democrática

         - Memórias de lutas, grandes lutadores e heróis desconhecidos

 

 Centro Histórico - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-120  Brasil

O I Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre terá sua programação dividida em dois espaços, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e o CineBancários. A mostra competitiva será composta por 25 filmes de curta e média-metragem, captados em qualquer bitola, finalizados a partir de 31 de dezembro de 2009. Os filmes de curta metragem devem ter até 20 minutos de duração e os filmes de média metragem devem ter entre 20 e 50 minutos de duração, incluindo créditos. Já a mostra informativa, não-competitiva,  incluirá filmes de curta, média e longa-metragem, de ficção e documentário, brasileiros e estrangeiros. A mostra informativa tem por objetivo exibir filmes de relevância, que explorem os temas do festival, produzidos em qualquer data ou formato, no Brasil e no exterior, tendo em vista sua importância histórica, social e estética. A seleção dos filmes ficará a cargo de curadores especialmente designados para a tarefa.


As inscrições para o I Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre estão abertas entre 16 de janeiro e 30 de março de 2012. Os filmes inscritos devem ser enviados para o seguinte endereço:




1º Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre

Usina do Gasômetro

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC

Avenida Presidente João Goulart, 551/3º andar

Centro Histórico

90010-120

Porto Alegre – RS

Brasil

 


Regulamento completo, ficha de inscrição e demais informações disponíveis no site do festival


 

www.democracine.com.br