Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de janeiro de 2012

Landell de Moura completaria 151 anos de nascimento sábado

Foto: Divulgação/PMPA
Selo comemora o sesquicentenário de Landell de Moura
Selo comemora o sesquicentenário de Landell de Moura
Neste sábado, 21, o grande e verdadeiro pioneiro das Telecomunicações, precursor do rádio, da televisão e do teletipo, entre outras fantásticas invenções e descobertas, Padre Roberto Landell de Moura, estaria completando 151 anos de nascimento. Landell nasceu na capital gaúcha, em 21 de janeiro de 1861, e faleceu em 1982, com 67 anos.

Após quase dois anos de luta conjunta com o Movimento Landell de Moura, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), celebra uma das mais importantes conquistas dessa ação, que busca o reconhecimento oficial da importância da obra de Landell para o Brasil, equiparando-o a outros cientistas ilustres, como Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Santos Dumont. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 15 de dezembro, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7504/2010, que dispõe sobre a inscrição do nome do padre Roberto Landell de Moura como o verdadeiro inventor do rádio no Livro dos Heróis da Pátria. Agora, a Comissão deve encaminhar o projeto para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Em comemoração ao sesquicentenário de nascimento do padre cientista, institui-se por decreto municipal o ano de 2011 como o "Ano da Inovação Padre Landell de Moura", no âmbito da Inovação, Ciência e Tecnologia. A proposta que começou em 21 de janeiro de 2011 (aniversário de 150 anos de Landell) e termina oficialmente neste sábado, 21, buscou consolidar o reconhecimento da vida e obra do genial porto-alegrense pioneiro das telecomunicações. Ao longo do ano, foram realizadas dezenas de ações sociais e atividades culturais com o objetivo de promover os reais legados de Landell e sua importância histórica para as inovações e construção da nova era digital.