Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de janeiro de 2012

Porto Alegre realiza abertura do Carnaval 2012

Foto: Luciano Lanes / PMPA
O Rei Momo e soberanas receberam a chave da cidade na abertura do Carnaval

O Rei Momo e soberanas receberam a chave da cidade na abertura do Carnaval

Um dos maiores eventos culturais da cidade, o Carnaval, foi aberto oficialmente na noite de ontem, 22, no Complexo Cultural do Porto Seco. O prefeito em exercício, Mauro Zacher, realizou a entrega a Chave da Cidade para o Rei Momo Fábio Verçosa e soberanas.

Mais de 5 mil pessoas participaram da festa que iniciou com as apresentações das escolas Esporte Dá Samba, União da Vila do IAPI e Imperadores do Samba. O prefeito em exercício falou da alegria em realizar a abertura da festa, elogiando a profissionalização do evento em Porto Alegre. "Estou muito contente porque sabemos o quanto o Carnaval mexe com as comunidades da nossa cidade", destacou Zacher, afirmando que era o ato mais importante dos seus 15 dias como prefeito em exercício.

Após os fogos de artifício, o secretário Municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, lembrou do esforço da prefeitura para possibilitar a realização do carnaval, que esteve ameaçado devido à falta do alvará do Corpo dos Bombeiros. "Esse é o carnaval mais importantes da cidade, nunca Porto Alegre correu o risco real de perder essa festa maravilhosa, que envolve todas as comunidades da cidade", desabafou. Conforme Sérgius, na sexta-feira passada, as comunidades envolvidas e os organizadores da festa vibraram com a notícia de que o Complexo do Porto Seco estava apto para realizar o Carnaval.

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de POA e do RS, Antônio Ademir Moraes (Urso), agradeceu o esforço e parceria da Prefeitura nas questões que envolveram a interdição do local pelo Ministério Público. "Quando soube que o Carnaval seria realizado vibramos muito, era uma vitória da nossa cidade", disse ele.

Após a cerimônia de abertura oficial, também se apresentaram as escolas Império da Zona Norte e a Estado Maior da Restinga.

A festa é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura em conjunto com a AECPARS (Associação das Entidades Carnavalescas). Apesar da abertura Oficial do Carnaval ter sido realizada neste domingo, desde 2 dezembro as festas carnavalescas já ocorrem na cidade. Nesse dia, quando se comemora o Dia Nacional do Samba, aconteceu a primeira Descida da Borges, com a presença da campeã Estado Maior da Restinga.


Eventos - cerimônia de Abertura do Carnaval, muambas, desfiles competitivos e noite das campeãs, esses realizados no Complexo Cultural do Porto Seco, mais o projeto Descidas da Borges, que reedita os antigos carnavais da capital, que ocorrem na avenida Borges de Medeiros, onde as escolas de samba do Grupo Especial realizam ensaios nas sextas-feiras que antecedem a abertura oficial do Carnaval, indo da Esquina Democrática ao Mercado Público. O somatório desses eventos em 2011 atingiu um público total aproximado de 255 mil pessoas.




Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo