O Rei Momo e soberanas receberam a chave da cidade na abertura do Carnaval
Um dos maiores eventos culturais da cidade, o Carnaval, foi aberto oficialmente na noite de ontem, 22, no Complexo Cultural do Porto Seco. O prefeito em exercício, Mauro Zacher, realizou a entrega a Chave da Cidade para o Rei Momo Fábio Verçosa e soberanas.
Mais de 5 mil pessoas participaram da festa que iniciou com as apresentações das escolas Esporte Dá Samba, União da Vila do IAPI e Imperadores do Samba. O prefeito em exercício falou da alegria em realizar a abertura da festa, elogiando a profissionalização do evento em Porto Alegre. "Estou muito contente porque sabemos o quanto o Carnaval mexe com as comunidades da nossa cidade", destacou Zacher, afirmando que era o ato mais importante dos seus 15 dias como prefeito em exercício.
Após os fogos de artifício, o secretário Municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, lembrou do esforço da prefeitura para possibilitar a realização do carnaval, que esteve ameaçado devido à falta do alvará do Corpo dos Bombeiros. "Esse é o carnaval mais importantes da cidade, nunca Porto Alegre correu o risco real de perder essa festa maravilhosa, que envolve todas as comunidades da cidade", desabafou. Conforme Sérgius, na sexta-feira passada, as comunidades envolvidas e os organizadores da festa vibraram com a notícia de que o Complexo do Porto Seco estava apto para realizar o Carnaval.
O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de POA e do RS, Antônio Ademir Moraes (Urso), agradeceu o esforço e parceria da Prefeitura nas questões que envolveram a interdição do local pelo Ministério Público. "Quando soube que o Carnaval seria realizado vibramos muito, era uma vitória da nossa cidade", disse ele.
Após a cerimônia de abertura oficial, também se apresentaram as escolas Império da Zona Norte e a Estado Maior da Restinga.
A festa é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura em conjunto com a AECPARS (Associação das Entidades Carnavalescas). Apesar da abertura Oficial do Carnaval ter sido realizada neste domingo, desde 2 dezembro as festas carnavalescas já ocorrem na cidade. Nesse dia, quando se comemora o Dia Nacional do Samba, aconteceu a primeira Descida da Borges, com a presença da campeã Estado Maior da Restinga.
Eventos - cerimônia de Abertura do Carnaval, muambas, desfiles competitivos e noite das campeãs, esses realizados no Complexo Cultural do Porto Seco, mais o projeto Descidas da Borges, que reedita os antigos carnavais da capital, que ocorrem na avenida Borges de Medeiros, onde as escolas de samba do Grupo Especial realizam ensaios nas sextas-feiras que antecedem a abertura oficial do Carnaval, indo da Esquina Democrática ao Mercado Público. O somatório desses eventos em 2011 atingiu um público total aproximado de 255 mil pessoas.
Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo