Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de janeiro de 2012

Orla: primeira etapa deve ser entregue até o final do ano

Foto: BI
Proposta do arquiteto Jaime Lerner (C) foi apresentada para Fortunati

Proposta do arquiteto Jaime Lerner (C) foi apresentada para Fortunati
Nesta segunda-feira, 30, o prefeito José Fortunati esteve reunido com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, em Curitiba (PR), para tratar do projeto de revitalização da Orla do Guaíba. Na capital paranaense, o prefeito conheceu a proposta preliminar de revitalização de 1.500 metros iniciais da Orla, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio.
A expectativa é que a revitalização desse trecho esteja concluída até o final do ano. A proposta inclui o desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, restaurantes, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações que estão sendo criadas pelos projetistas. A revitalização total contemplará 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba.

O prefeito ficou satisfeito com a apresentação das propostas. "O projeto é surpreendente, irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela Orla com muita qualidade. Os porto-alegrenses irão ter um local extremamente atrativo".

Tudo de frente para o Guaíba. "Nossa proposta é que os passeios em nada interrompam a vista para o lago, porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o Pôr-do-sol no Guaíba", afirmou Lerner. O urbanista disse que a revitalização da orla, integrada ao projeto do Cais Mauá, dará nova concepção ao lago e à relação dos moradores com o espaço.
Também participaram do encontro o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e representantes do Grupo de Trabalho da Orla, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e Programa Viva o Centro.

Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Fabiana kloeckner