Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

1 de abril de 2012

Conselho disponibiliza nova edição do Estatuto do Idoso

Foto: Divulgação/PMPA
Comui completou 12 anos sexta-feira, 30 de março Comui completou 12 anos sexta-feira, 30 de março
O Conselho Municipal do Idoso (Comui) comemorou aniversário na sexta-feira, 30 de março, quando completou 12 anos na defesa dos direitos da pessoa idosa. Para marcar a data, o órgão lançou, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, o Estatuto do Idoso atualizado.
Com a iniciativa, Porto Alegre é uma das cidades pioneiras na criação do Conselho do Idoso que, no ano de 2000, iniciou os trabalhos tendo como finalidade congregar e conjugar esforços dos órgãos públicos, entidades governamentais, não governamentais e comunitárias, estabelecendo diretrizes de políticas sociais para o idoso.
Estatuto - Em 1º de outubro de 2003, pela Lei nº 10.741, foi criado o Estatuto do Idoso, instrumento que assegura os direitos da população idosa. O estatuto e o conselho servem como norteadores na formulação de políticas sociais e na destinação de recursos públicos, assegurando transporte, ocupação dos idosos e participação dos mais jovens neste contexto; prioridade no atendimento público e privado; permanência do idoso com a sua própria família; garantia de serviços especializados de abrigamento para os que estão em situação de vulnerabilidade; e garantia de acesso à rede de saúde, previdência e assistência social.

Para mais informações, disque 156 Fala Porto Alegre.


/idosos
Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Vanessa Oppelt Conte