O 23º Baile da Cidade, que encerrou as comemorações pelo aniversário de 240 anos de Porto Alegre, foi um encontro raro na história da música popular gaúcha. A programação começou pontualmente às 20h30 de sábado, 31, com shows do sambista Caio Martinez e do grupo Gafieira Elétrica, no espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção). No repertório, clássicos da MPB de nomes como João Nogueira, Ary Barrozo e Djavan. O prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, participaram do evento, realizado pela prefeitura com patrocínio da Pepsi. (fotos)
Na sequência, a Banda Municipal de Porto Alegre, sob a regência do maestro André de Oliveira, levou ao palco 12 convidados especiais que interpretaram canções que festejam a cidade. Confira o que cada artista apresentou: Kleiton & Kledir com “Deu Pra Ti”; Nei Lisboa com “Berlim Bom Fim”; Bebeto Alves com “Pegadas”; Isabella Fogaça com “Porto Alegre é Demais”; Gelson Oliveira com “Ramilonga”; Raul Ellwanger com “Pealo de Sangue”; Vitor Hugo com “Horizontes”; Gisele de Santi com “Menino Deus”; Cigano com “Porto City”; Lourdes Rodrigues com “Alto da Bronze”; Ângela Jobim com “Rua da Praia” e Luciah Helena com “Porto dos Casais”. Os arranjos das canções ficaram a cargo dos maestros Garoto e Tasso Bangel.
A Banda Essência foi responsável pela parte final da festa. Grandes telões, banheiros químicos, segurança da Brigada Militar e da Guarda Municipal, apoio da EPTC para o trânsito e DMLU para limpeza, além de quiosques vistoriados pela Vigilância Sanitária, completaram a infraestrutura do evento. A produção do 23º Baile da Cidade foi da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), com apresentação do radialista Gerson Pont.