Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de abril de 2012

Caderneta de Saúde do Jovem Kaingang será lançada este mês

BOA NOTICIA:

11/04/2012 18:47:41

No próximo dia 19, a partir das 10h, no Centro Cultural Kaingang da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Reunião, 9105), começam as atividades da Semana Municipal dos Povos Indígenas. O evento é promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), em parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), além das secretarias e órgãos municipais integrantes do Grupo de Trabalho Povos Indígenas (GTPI). A solenidade contará com a presença do prefeito José Fortunati.

Haverá palestras, apresentações, visita às aldeias, festa nas comunidades indígenas, campanhas solidárias e manifestações culturais. Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá convidar os indígenas para o lançamento da Caderneta de Saúde do Jovem Kaingang, previsto para o dia 30. A caderneta será impressa na língua Kaingang.

Na tarde do dia 19 será realizado o Seminário de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, das 14h às 17h, no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (av. Independência, 661, 8º andar). O encontro é destinado aos trabalhadores da SMS e à comunidade em geral.

A programação da Semana dos Povos Indígenas incluirá visitas à Aldeia Charrua Polidoro, que receberá alunos da rede municipal. A iniciativa é uma parceria entre os indígenas Charrua, Smed, Fasc, SMS e Carris. os alunos irão percorrer trilhas na mata, tendo como guias os próprios Charrua. Os jovens receberão noções sobre técnicas tradicionais de agropecuária, haverá degustação de alimentos típicos da culinária indígena e oficina de pintura de camisetas com motivos étnicos.

As visitas, previamente agendadas, ocorrerão entre os dias 13 e 27. Além do agendamento de escolas, o público em geral pode conferir a Exposição "Oretataypy - Presença Mbyá-guarani no Sul e Sudeste do Brasil", em cartaz no Museu da Ufrgs (avenida Osvaldo Aranha, 277). A exposição resulta de parceria entre a SMDHSU, Ufrgs e a Funai.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (NPPPI) da SMDHSU, professora Rosa Maris Rosado, todas atividades são voltadas para o reconhecimento da cultura indígena, pois ainda ocorrem equívocos na abordagem dessa temática, dentro e fora da escola. Compreender as culturas indígenas em nossa cidade não se refere somente à possibilidade de reconhecer o outro, o diferente, mas implica em conduzir indagações e reflexões profundas sobre os rumos da própria sociedade."

Em dezembro do ano passado a cidade inaugurou uma nova forma de relação com os indígenas Mbyá-guarani, após a assinatura do Decreto Municipal Nº 17581/11. Por meio desse decreto, a cidade passa a reconhecer as práticas do "poraró" (que pode ser traduzido como estender a mão) e as apresentações dos grupos de canto e dança em espaços públicos como práticas legítimas dessa cultura, de acordo com seus usos, costumes, organização social e tradições. Neste mês de abril, serão distribuídos panos com grafismos étnicos às mulheres Mbyá, empregados na realização dessas práticas, fornecendo uma identidade visual à presença indígena nos espaços públicos. Atualmente, encontra em processo de tramitação na prefeitura a aquisição de uma área para assentamento da comunidade Mbyá, nos mesmos moldes da realizada para as etnias Kaingang e Charrua.



/direitos_humanos

Edição de: Caco Belmonte