BOA NOTICIA:
11/04/2012 18:47:41
No próximo dia 19, a partir das 10h, no Centro Cultural Kaingang da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Reunião, 9105), começam as atividades da Semana Municipal dos Povos Indígenas. O evento é promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), em parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), além das secretarias e órgãos municipais integrantes do Grupo de Trabalho Povos Indígenas (GTPI). A solenidade contará com a presença do prefeito José Fortunati.
Haverá palestras, apresentações, visita às aldeias, festa nas comunidades indígenas, campanhas solidárias e manifestações culturais. Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá convidar os indígenas para o lançamento da Caderneta de Saúde do Jovem Kaingang, previsto para o dia 30. A caderneta será impressa na língua Kaingang.
Na tarde do dia 19 será realizado o Seminário de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, das 14h às 17h, no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (av. Independência, 661, 8º andar). O encontro é destinado aos trabalhadores da SMS e à comunidade em geral.
A programação da Semana dos Povos Indígenas incluirá visitas à Aldeia Charrua Polidoro, que receberá alunos da rede municipal. A iniciativa é uma parceria entre os indígenas Charrua, Smed, Fasc, SMS e Carris. os alunos irão percorrer trilhas na mata, tendo como guias os próprios Charrua. Os jovens receberão noções sobre técnicas tradicionais de agropecuária, haverá degustação de alimentos típicos da culinária indígena e oficina de pintura de camisetas com motivos étnicos.
As visitas, previamente agendadas, ocorrerão entre os dias 13 e 27. Além do agendamento de escolas, o público em geral pode conferir a Exposição "Oretataypy - Presença Mbyá-guarani no Sul e Sudeste do Brasil", em cartaz no Museu da Ufrgs (avenida Osvaldo Aranha, 277). A exposição resulta de parceria entre a SMDHSU, Ufrgs e a Funai.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (NPPPI) da SMDHSU, professora Rosa Maris Rosado, todas atividades são voltadas para o reconhecimento da cultura indígena, pois ainda ocorrem equívocos na abordagem dessa temática, dentro e fora da escola. Compreender as culturas indígenas em nossa cidade não se refere somente à possibilidade de reconhecer o outro, o diferente, mas implica em conduzir indagações e reflexões profundas sobre os rumos da própria sociedade."
/direitos_humanos
Edição de: Caco Belmonte