Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de outubro de 2012

45 anos do Teatro de Arena


Nesta quarta-feira, 17 de outubro, o Teatro de Arena comemora seus 45 anos de existência e 21 anos de sua reabertura. Para celebrar, uma programação gratuita foi organizada até sexta-feira (19).
A Cia. de Teatro ao Quadrado apresenta o espetáculo Goela Abaixo ou Por que tu não bebes?, nesta quarta-feira, às 20h. Com Margarida Leoni Peixoto e Marcelo Adams no elenco, a peça será sucedida de uma comemoração à data, com cerveja e bolo para o público.
Na quinta-feira (18), às 20h, o projeto Música Autoral traz uma edição especial, com trilhas-sonoras de filmes antigos. Na sexta-feira (19), às 15h, o Grupo Farsa traz o espetáculo Fábulas em 4 Tempos ou O Fabuloso La Fontaine, projeto vencedor do Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena para 2012; e A Cia. Ditirambo apresenta Night Club – O Musical, às 21h.
Sobre o teatro
O Teatro de Arena é caracterizado por uma história marcada pela resistência à ditadura e à censura, por ser um espaço de liberdade e de pesquisa, propício à experimentação, à discussão e ao debate. Fundado em 17 de outubro de 1967, foi idealizado pelos atores do Grupo de Teatro Independente (GTI), tendo o artista Jairo de Andrade como responsável pela descoberta do “velho, úmido e fétido” porão, onde o teatro foi construído pelas mãos dos próprios atores com picaretas, cimento e muita dedicação. Com coragem e determinação, os artistas venceram o cerceamento da liberdade de expressão, apresentando espetáculos questionadores e inteligentes. A violência bruta e a repressão sucumbiram à criatividade que burlava a rigidez de pensamento. Esse trabalho só não resistiu à arma econômica. Assim, no ano de 1979, o Teatro de Arena fechou as suas portas e viveu em silêncio durante onze anos. No entanto, a cidade não conseguiu ignorar sua presença calada nos altos do viaduto da Borges. O então diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Dilmar Messias, e o secretário da Cultura, Carlos Jorge Appel, e aquela que seria a primeira diretora da nova fase do Arena, Sônia Duro, iniciaram uma luta obstinada para recuperar o teatro e preservar sua memória e seu espaço único para nossa arte e história.
Em 1988, o Teatro de Arena foi considerado de utilidade pública e passou a ser uma das instituições da Secretaria do Estado da Cultura. Depois de sua reforma, o espaço reabriu em 13 de março de 1991. A partir daí, diferentes propostas foram desenvolvidas, neste palco de experimentações e pesquisa. Além disso, passou a abrigar um Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas, que contém um acervo riquíssimo e importante para a história contemporânea das artes cênicas no Rio Grande do Sul.
Serviço:
O que: Aniversário do Teatro de Arena
Quando: até 19 de outubro
Onde: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
Entrada franca
Texto: Asscom Sedac