Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de outubro de 2012

Casa dos Conselhos de Canoas é referência para a Capital

Divulgação: Casa dos Conselhos


mais fotos
Visando conhecer a estrutura e o funcionamento da Casa dos Conselhos Carlos Rosa esteve em Canoas na manhã desta quarta-feira, 24, o presidente do Fórum Municipal dos Conselhos das Cidades, Paulo Guimarães. De acordo com Guimarães, que também é presidente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, o conhecimento dessa experiência visa reunir subsídios para a criação de uma instância semelhante em Porto Alegre.
Recepcionado pelo coordenador municipal de Integração Institucional, Luis Possebon, Guimarães acompanhou o início de uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Na ocasião, Possebon ressaltou a importância da criação da Casa, destacando aspectos positivos de infra-estrutura, economia e acesso. Também participaram dessa visita o secretário daquele fórum, Francisco Rossi, e a assistente administrativa da Secretaria Municipal de Governança Local, Fernanda Costa Pinto. O grupo ficou admirado com os avanços e consideraram um expressivo mecanismo no controle social.
O que é a Casa dos Conselhos?
Inaugurada em abril de 2010, a Casa dos Conselhos Carlos Rosa é um espaço que passou a abrigar os 30 conselhos municipais da cidade, permitindo funcionalidade e dinamicidade nessas instâncias. Tem representado um avanço histórico e singular no processo de consolidação da cidadania, cuja inovação deve contribuir para que Canoas se torne uma referência na organização e fortalecimento das políticas públicas, através da contribuição da sociedade civil.
Sendo os conselhos municipais os espaços públicos, de composição paritária, entre Estado e sociedade civil, a Casa dos Conselhos se constitui uma estrutura democrática e plural, que permite a autonomia e as condições de suporte a todos conselheiros para que realizem efetivamente suas atividades específicas.