Alice mostrou que a combinação entre pesquisa deliberativa e Orçamento Participativo contribui para tornar mais significativo é que definido em assembleias populares. O processo implica no uso de novas tecnologias, a exemplo do que já está ocorrendo em Porto Alegre com a aplicação de ferramentas da rede mundial de computadores e de telefonia móvel ao OP. “O primeiro passo é proporcionar aos cidadãos a oportunidade e a plataforma para tomada de decisões”, diz Alice. O debate, num primeiro momento circunscrito a um grupo menor de pessoas – mas representativo –, deve ser ampliado no segundo passo, “proporcionando a toda a cidade a oportunidade de comentar as questões”. A terceira etapa é constituída pelo próprio processo do Orçamento Participativo.
A pesquisadora destaca a importância da produção de materiais de comunicação de qualidade para facilitar o debate e a tomada de decisões. “Enfatizo o equilíbrio dos materiais. Equilíbrio não significa neutralidade, mas significa a apresentação de diferentes opiniões”, explica Alice.
Durante o seminário, Alice salientou o valor de iniciativas em andamento em Porto Alegre, como o Porto Alegre App, lançado em novembro de 2011. O aplicativo para smart phone, desenvolvido pela Procempa, permite o acesso da população a informações de obras e serviços definidos pelo OP, além de notícias atualizadas do trânsito da Capital. “É um passo perfeito para atrair público para o Orçamento Participativo”, afirma a pesquisadora, ressaltando que processos online favorecem o surgimento de novas ideias.
Alice Siu é Ph.D. pelo Departamento de Comunicação da Universidade de Stanford, com foco em comunicação política, democracia deliberativa e opinião pública, e mestre em Ciência Política, também pela mesma instituição. Ela já prestou serviços de consultoria e aconselhamento a líderes políticos de países como Argentina, Brasil e China. Seus interesses de pesquisa em democracia deliberativa contemplam questões como os efeitos da classe socioeconômica em processos de decisórios, a qualidade da deliberação, bem como a qualidade dos argumentos empregados no debate público.
/governanca
Texto de: Poti
Silveira Campos
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.