Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de outubro de 2012

Torcedores poderão ir a pé do Glênio Peres ao Beira-Rio na Copa

A utilização da Avenida Borges de Medeiros para levar os torcedores da Fan Fest do Largo Glênio Peres até o Estádio Beira-Rio, a pé, nos dias de jogos da Copa do Mundo, foi o principal tema da Câmara Temática de Infraestrutura de Serviços que ocorreu, nesta quinta-feira, 18, em Porto Alegre. O “Caminho da Copa” como é chamado o projeto, além de contar com a qualificação da via também terá atrativo para as pessoas.
O trecho será dividido em cinco eixos temáticos. O primeiro que vai da Estação Mercado até a Salgado Filho vai tratar da Porto Alegre Histórica, mostrando no percurso um pouco das origens da capital gaúcha. O segundo, que vai até o Largo dos Açorianos, será dedicado à história das Copas. O terceiro, que termina na avenida Ipiranga, será um espaço institucional. O quarto, até o Viaduto Dom Pedro I, estará dedicado ao produto gaúcho. Por fim, o quinto, que termina no estádio é um espaço dedicado à Fifa. A via também terá placas de sinalização, rampas de acessibilidade e toda a infraestrutura para que as pessoas possam se deslocar ao local dos jogos com segurança e conforto.
Durante a reunião, a Procempa apresentou os projetos na área de tecnologia para a Copa do Mundo. De acordo com o assessor da diretoria técnica da companhia, Jayme Pinent, até o mundial, Porto Alegre terá 250 câmeras de trânsito e 120 de segurança. Ele ainda destacou a criação do Centro Integrado de Comando Municipal, o Call Center Unificado, as Avenidas Inteligentes, a Comunicação Móvel através do Rádio Trunking Digital, o Novo Data Center e a Infovia de MPLS 10GBPS, medidas que vão qualificar ainda mais a operacionalidade do serviço público.
A coordenadora da Câmara Temática Ana Pellini dirigiu os trabalhos e destacou o reconhecimento que a Fifa e o Governo Federal estão fazendo em relação ao preparo de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. “O secretário Geral da Fifa esteve em Porto Alegre, na última quarta-feira, e elogiou o andamento das obras de mobilidade urbana e do estádio”, comentou.
Experiência - A ideia da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de uso da avenida Borges de Medeiros surgiu a partir de experiências que outras cidades tiveram em edições anteriores da Copa do Mundo. Em 2006, Berlin criou a Fan Mile e a cidade do Cabo, em 2010, criou a Fan Walk, vias em que os torcedores podiam se deslocar caminhando até os estádios. Um dos facilitadores da capital para que isto se torne uma realidade é a distância entre os dois pontos (Fan Fest e Beira-Rio) que pode ser percorrida em linha reta.


/copa_2014
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.