Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de outubro de 2012

Adote um Escritor promove formação

Foto: Guilherme Daroit/Divulgação PMPA
Cléo Busatto falou de sua experiência com a cultura dos índios Kaingang
Cléo Busatto falou de sua experiência com a cultura dos índios Kaingang
Na tarde desta quarta-feira, 17, o auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA) foi sede de mais uma formação do programa de leitura Adote um Escritor, parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). A palestrante foi a escritora Cléo Busatto, residente no Paraná, que, com o título “Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa”, falou sobre suas experiências como leitora e contadora de histórias. (fotos)
Diante de uma plateia formada por cerca de 40 professores, bibliotecários e coordenadores culturais de escolas da rede municipal de ensino, o evento teve início com a fala de um convidado. Vanderlei de Paula Gomes, assessor de Relações Etnicorraciais da Smed, falou rapidamente sobre sua trajetória com a Pedagogia Griô, que tem por princípio a inclusão de vivências afetivas e culturais, como a cantoria, a dança e a contação de histórias no processo de aprendizagem. O depoimento foi encerrado com a recitação do poema “Aliança de Papel”, de Odilon Ramos.
Depois, foi a vez de Cléo, formada em teatro e com mestrado em Letras focado na contação de histórias em meios digitais, conduzir a atividade. Com auxílio de slides e músicas, a escritora contou o início de sua trajetória como escritora e sobre sua experiência com a cultura dos índios Kaingang. Declamando e cantando, Cléo contou aos presentes a lenda de Fiietó, mito kaingang para a criação do fogo. “Fui procurar sobre a mitologia do Paraná e não havia encontrado nada, até descobrir esta tribo”, contou. A partir daí, escreveu um livro, intitulado “Paiquerê, o paraíso dos Kaingang”, que se transformou em espetáculo musical, CD-rom e, por fim, no eixo principal da palestra.
Durante o transcorrer do encontro, Cléo relacionou o convívio que teve com a cultura indígena à importância da contação de histórias em relação ao aprendizado. “Não interessa quem eu sou, quem eles são, somos todos irmãos de mundo, e a literatura oral tem esse poder de nos aproximar, de formar uma cultura de paz”, afirmou. “É só conhecendo as histórias dos povos que podemos ter a sensação de pertencimento ao todo e, a partir disso, minimizar o que gera casos de xenofobia e preconceito”, continuou.
A escritora também falou sobre a importância dos educadores nesse processo. “Infelizmente, não temos mais famílias leitoras, e a escola acaba assumindo esse papel. A literatura salva, recupera nossa humanidade, e as experiências de leitura na infância são muito importantes nesse sentido”, concluiu.
Adote um Escritor – Resultante de parceria entre Smed e CRL, busca potencializar a formação de novos leitores e escritores. Durante o ano, as escolas municipais adquirem obras literárias de autores (escritores e ilustradores) do Rio Grande do Sul e do Brasil, escolhidos coletivamente. As obras são trabalhadas durante o período letivo em sala de aula. Convidado, o autor visita a instituição que o adotou e interage com a comunidade escolar. Em 2012, estão sendo destinados R$ 825 mil pela prefeitura para o programa.




/educacao
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.