Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de outubro de 2012

Auditório Araújo Viana e a música



Documentos usados na Educação Patrimonial 4 -
Auditório Araújo Viana e a música

O auditório Araújo Vianna é símbolo de espaço cultural na cidade de Porto Alegre. Sua História vem de longe, mais precisamente,da década de 20 do século passado quando o governo de Otávio Rocha remodela o centro e abre novas vias na Cidade. Lembrado por seu notável olhar para a cultura, ele aceita a sugestão do amigo Pereira da Silva,médico que,numa viagem à Alemanha,conhece um auditório aberto e com concha acústica. Então,inaugura,no dia 19 de novembro de 1927,um espaço para 1.200 pessoas na Praça da Matriz.



O primeiro auditório com seus bancos de cimento onde hoje é a Assembléia legislativa (Revista do Globo/ 1929).



Fonte: livro Auditório Araújo Vianna-30 anos de Elisabete Tomasi e Simone Derosso. Porto Alegre: Unidade editorial, 1994

As principais apresentações envolviam a música: foi sede da Banda Municipal, recebia corais, grupos folclóricos e servia de palco para ensaios de óperas. Em 1967, ele é totalmente transferido para sua nova sede na Redenção, deixando o espaço na Praça da Matriz para a Assembleia legislativa.


O auditório já na Redenção, inaugurado em 1964, com capacidade para 4.500 pessoas ( capa do Livro Araújo Vianna – 30 anos)

Foto do convite da inauguração acontecida no dia 12 de março


O nome do auditório é homenagem ao grande maestro gaúcho que é conhecido como compositor oficial de Porto Alegre. Sua obra mais importante é Carmelaque vemos discutida no jornal abaixo depois da apresentação no Theatro São Pedro em 1902.



Fonte: Jornal A Federação – 1902



Aqui, anúncio dos espetáculos apresentados no Theatro São Pedro com menção à ópera Carmela

Esta documentação mostrada aos estudantes permite ampliar a discussão sobre a experiência musical que é uma arte feita de muitos elementos, perpassando toda a história da humanidade.

No Projeto Sons da natureza: a expressão sonora da vida, há um cenário especialmente montado contendo: harpas, flautas egípcias, cítaras, lira romana, a caixinha de música, o gramofone, a vitrola, instrumentos que permitem aos personagens Simphonius e Modulatus interagir com as crianças, contando de forma mágica a história da música feita, também, de documentos.




Fotos:cenários e personagens


Os projetos de Educação Patrimonial da Instituição estão disponíveis às escolas gratuitamente. Agendamento com Rosane Fluck Fone:32197900 ou 32898284