A estrutura conta com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, cancha de bocha, academia ao ar livre, pistas de caminhada e skate, além de um Centro de Referência da Juventude, que nos próximos meses iniciará cursos de qualificação profissional.
O secretário da Juventude, Luizinho Martins, que acompanhou toda a obra lembrou que a comunidade estava ansiosa para utilizar o espaço.“Como a área esportiva está concluída não tínhamos motivo de não abrir para a utilização da comunidade. Queremos que a comunidade se aproprie do espaço. Vamos trabalhar em cima das necessidades reais dos moradores, que com este projeto ganham mais qualidade de vida”, afirmou.
Adriana Fagundes, 34 anos, mãe de quatro filhos, comemora a abertura do CECBJ. “Aqui encontramos atividades para toda a família. Além dos meus filhos que fazem aula de futebol no turno inverso da escola, eu também estou participando das aulas de ginástica e caminhada orientada pelos professores de educação física e meu marido quando chega do trabalho vem direto para a quadra jogar futebol”, disse.
O jovem Everton Luis dos Santos, 13 anos, também afirma que o Centro Esportivo e Cultural mudou sua rotina diária. “Estudo de manhã e venho todas as tardes para cá. Antes não tinha o que fazer, ficava na rua. Agora, faço aula de futebol, dança e capoeira. Eu adoro estar aqui”, disse entusiasmado.
O coordenador do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) núcleo Bom Jesus, André Veras, ressalta que o desenvolvimento da prática esportiva na comunidade vem gerando bons resultados. “Já recebemos vários depoimentos de professores afirmando que os alunos que participam das aulas de futebol, capoeira e dança que oferecemos aqui estão mais tranquilos e focados na escola. Crianças e jovens cercados por atividades educativas e esportivas multiplicam a cultura de paz tão necessária na nossa sociedade”, avaliou.
O CECBJ fica na rua Marta Costa Franzen, 101, bairro Bom Jesus.
/juventude
Texto de: Fernanda
Hespanhol
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.