Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de outubro de 2012

Capital ganha mais cinco estações e 50 bicicletas públicas

Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Sistema BikePoa já tem 5.650 cadastrados e 3.896 viagens realizadas Sistema BikePoa já tem 5.650 cadastrados e 3.896 viagens realizadas
Até o final do mês, Porto Alegre terá mais cinco estações do BikePoa - Ginásio Tesourinha, Praia de Belas Shopping, Escola Técnica Parobé, Largo Zumbi dos Palmares e Redenção-Ufrgs) - e 50 novas bicicletas públicas. Com as existentes, serão dez estações e 100 bicicletas.
Desde a inauguração, dia 22 de setembro, o sistema BikePoa de bicicletas públicas já tem 5.650 cadastrados e 3.896 viagens realizadas. A estação que tem mais procura por bicicletas, até o momento, é a Usina do Gasômetro. Até o final do ano, mais dez novas estações serão instaladas, totalizando 20 locais e 200 bicicletas. “A aceitação do serviço está sendo muito positiva. Diariamente, é possível ver as bicicletas circulando na área do Centro Histórico e outros pontos da cidade. Muitas pessoas estão utilizando para seus deslocamentos, não só para lazer”, afirma o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.
Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa (www.movesamba.com/bikepoa), em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.
Funcionamento:
Habilitação - Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (fone 51 4063-7711), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa.
Retirada das bicicletas - O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).
Locais das Estações do BikePoa:
Existentes - Largo Glênio Peres/ Mercado Público/ Praça da Alfândega/ Casa de Cultura/ Usina do Gasômetro/ Câmara Municipal
Novas - Ginásio Tesourinha/ Praia de Belas Shopping/ Escola Técnica Parobé/ Largo Zumbi dos Palmares/ Redenção-Ufrgs


/mobilidade
Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Vanessa Oppelt Conte