Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de outubro de 2012

Sambódromo da Capital pede socorro


Situação do complexo cultural fez carnavalesco lançar campanha na internet para cobrar soluções. Prefeitura promete providências até o final do mês


Sambódromo da Capital pede socorro Mateus Bruxel/Agencia RBS
Complexo cultural está à mercê dos vândalos Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Os rachas e as manobras perigosas de motociclistas, que resultaram em três pessoas feridas no feriado de Nossa Senhora Aparecida, e o corpo carbonizado encontrado sábado dentro de um Gol no entorno do Complexo Cultural do Porto Seco foram a gota d'água para o lançamento de um pedido de socorro via internet.
A campanha lançada pelo carnavalesco da Praiana, Chico Passos, 42 anos, no Facebook, pretende mobilizar integrantes de escolas de samba a marcarem uma reunião com o prefeito José Fortunati.
Secretário promete solução
Segundo Chico, o objetivo da campanha é cobrar as promessas de melhorias no complexo feitas pelo prefeito.
- Queremos saber o mês, o dia e a hora em que as obras se iniciarão e quando teremos segurança aqui - afirmou Chico.
O secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, afirmou, ontem, que até o final do mês será anunciada a solução para a falta de segurança no Complexo. A prefeitura avalia duas possibilidades: ou coloca ali guardas municipais ou abre licitação para contratar uma empresa de segurança.
- Definida esta etapa, faremos o levantamento do material destruído ou furtado que precisa ser reposto. Na área externa, uma alternativa seria implantar um sistema de monitoramento eletrônico - anunciou.
Arquibancadas só em 2013
Por duas vezes, neste ano, Fortunati empenhou a palavra com os carnavalescos. Em fevereiro, afirmou que, se tudo desse certo, a construção das arquibancadas fixas começaria no segundo semestre. Em entrevista ao Diário Gaúcho, durante a campanha eleitoral, Fortunati disse que já havia recursos para licitar a primeira etapa da obra.
Ontem, Sérgius disse que o projeto original já foi adaptado e aprovado pela prefeitura (plantas elétricas, hidráulicas etc). Em 15 dias, um arquiteto será contratado para fazer o detalhamento. Após, será aberta licitação. A obra do primeiro módulo de arquibancada, para cerca de sete mil pessoas, deverá começar somente em 2013, após o Carnaval.
O prefeito José Fortunati também garantiu:
- Vamos esperar passar o Carnaval, para não atrapalhar a festa. Mas, em março, começa a construção.
Nada mudou
Em julho deste ano, a reportagem do Diário Gaúcho comprovou o estado de abandono do local. O Sambódromo virou palco de vândalos, ladrões e drogados.
Na época, o DG encontrou o portão principal aberto. Ontem, ele estava escancarado de novo. Não havia segurança. No entorno da pista, um grupo de crianças brincava e dois cavalos pastavam.
Um módulo da mureta de concreto ao lado da pista foi derrubado e 11 módulos de grades de ferro da entrada foram furtados.
Cobre a solução
O problema: insegurança no Sambódromo
A solução: colocação de guardas municipais ou seguranças pagos
Quem promete: Sérgius Gonzaga, secretário municipal de Cultura
Quando: até o fim do mês
Onde cobrar: Av. Independência, 453 - telefone: 3289.8012 - e-mail: sergius.gonzaga@smc.prefpoa.com.br