Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de outubro de 2012

Ajustes dos jatos de água do Largo Glênio Peres começam amanhã

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Jatos deverão ter sua altura e vazão de água regulados
Jatos deverão ter sua altura e vazão de água regulados
Começam nesta terça-feira, 23, as obras de ajustes dos 19 jatos de água iluminados que compõem o novo chafariz do Largo Glênio Peres. Serão realizados serviços de regulagem da vazão e altura dos jatos e de colocação de calha para eliminar perdas de água que foram verificadas no sistema de retorno ao reservatório. Os trabalhos serão realizados por técnicos da empresa que implantou o chafariz.
Contando com um reservatório subterrâneo de 12 mil litros e um conjunto de três bombas elétricas para sua operação, o sistema previa o reaproveitamento da totalidade da água utilizada através de seu recolhimento por grelhas e caimentos do piso. No entanto, de acordo com o coordenador do Projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, durante o período de funcionamento dos jatos, os técnicos identificaram alguns pontos de fuga que serão eliminados pela colocação de canaleta no piso. “A água deve voltar ao reservatório sem que haja qualquer desperdício. Iniciaremos as obras para correção dos problemas identificados e esperamos voltar ao funcionamento no prazo de três semanas” explica Bohrer.
Outra medida que está sendo avaliada é a forma de regulagem dos jatos e a emissão de aviso sonoro para evitar que os transeuntes sejam surpreendidos quando do acionamento do chafariz. “Estamos avaliando a possibilidade de emissão de um sinal de alerta e mensagem gravada além do acionamento faseado das bombas, que criará um estágio inicial em que o jato d’água terá apenas a altura suficiente para ser percebido. Também estaremos implantando faixas de piso podotátil para identificação dos jatos pelos portadores de deficiência visual”, informa o coordenador do projeto.
Sobre o horário de funcionamento do chafariz, Bohrer observa que o equipamento tem capacidade para funcionar o dia inteiro, mas que isso deverá ser ajustado de acordo com as necessidades de mobilidade da população.
Parceria – A implantação do chafariz conclui mais uma etapa da parceria entre Prefeitura e grupo Vonpar para a recuperação de Largo Glênio Peres, que integra o processo de revitalização da área central do Projeto Viva o Centro.
Pelo acordo firmado, já foram instalados deques de madeira, mobiliário e coberturas fixas em bares e restaurantes no entorno do Mercado, a substituição de 2 mil metros quadrados de pavimento, rede wireless, três câmeras de vídeo monitoramento e sistema de iluminação pública, com 14 novos pontos com lâmpadas de vapor metálico (consome menos e ilumina 40% a mais), para dar maior segurança ao local. O alargamento dos canteiros da avenida Borges de Medeiros e o paisagismo com palmeiras compõem esse conjunto. Na área, o município instalou um bicicletário, com capacidade para 36 bicicletas.

Texto de: Mirian Bravo
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.