Contando com um reservatório subterrâneo de 12 mil litros e um conjunto de três bombas elétricas para sua operação, o sistema previa o reaproveitamento da totalidade da água utilizada através de seu recolhimento por grelhas e caimentos do piso. No entanto, de acordo com o coordenador do Projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, durante o período de funcionamento dos jatos, os técnicos identificaram alguns pontos de fuga que serão eliminados pela colocação de canaleta no piso. “A água deve voltar ao reservatório sem que haja qualquer desperdício. Iniciaremos as obras para correção dos problemas identificados e esperamos voltar ao funcionamento no prazo de três semanas” explica Bohrer.
Outra medida que está sendo avaliada é a forma de regulagem dos jatos e a emissão de aviso sonoro para evitar que os transeuntes sejam surpreendidos quando do acionamento do chafariz. “Estamos avaliando a possibilidade de emissão de um sinal de alerta e mensagem gravada além do acionamento faseado das bombas, que criará um estágio inicial em que o jato d’água terá apenas a altura suficiente para ser percebido. Também estaremos implantando faixas de piso podotátil para identificação dos jatos pelos portadores de deficiência visual”, informa o coordenador do projeto.
Sobre o horário de funcionamento do chafariz, Bohrer observa que o equipamento tem capacidade para funcionar o dia inteiro, mas que isso deverá ser ajustado de acordo com as necessidades de mobilidade da população.
Parceria – A implantação do chafariz conclui mais uma etapa da parceria entre Prefeitura e grupo Vonpar para a recuperação de Largo Glênio Peres, que integra o processo de revitalização da área central do Projeto Viva o Centro.
Pelo acordo firmado, já foram instalados deques de madeira, mobiliário e coberturas fixas em bares e restaurantes no entorno do Mercado, a substituição de 2 mil metros quadrados de pavimento, rede wireless, três câmeras de vídeo monitoramento e sistema de iluminação pública, com 14 novos pontos com lâmpadas de vapor metálico (consome menos e ilumina 40% a mais), para dar maior segurança ao local. O alargamento dos canteiros da avenida Borges de Medeiros e o paisagismo com palmeiras compõem esse conjunto. Na área, o município instalou um bicicletário, com capacidade para 36 bicicletas.
Texto de: Mirian
Bravo
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.