Não chovia pela manhã quando meses atrás resolvi, para exercitar a saúde, caminhar sozinho numa das tantas trilhas desta ilha, é sempre admirável o contato com palmeiras verdes, avencas verdes, amendoeiras verdes, samambaias verdes, bromélias verdes, para onde rotineiramente eu me voltava a fim de contemplar o descolorido de que é feita a natureza primária do mundo, ignorando as borboletas de asas rajadas, verdes azuis e amarelas a cruzarem o caminho de terra por onde eu seguia, elas não faziam parte daquela visão natural justamente por não medirem esforços em voar de um lado a outro sem ter onde chegar, agora estão ali, daqui a pouco já não estarão, somente o verde ancestral permanece.
Postagem em destaque
Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre
Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...
30 de novembro de 2012
Prêmio Açorianos: entreilha
Prêmio Direitos Humanos: prazo ampliado
Vimos informar que o prazo para o envio de indicações para o Prêmio Estadual de Direitos Humanos foi ampliado para o dia 05 de dezembro (próxima 4ª feira).
Também foi incluída mais uma categoria: Promoção dos Direitos das Mulheres, que compreende a atuação relacionada à promoção do direito à igualdade de oportunidades bem como as ações de enfrentamento à violência e aos maus tratos contra mulheres.
Contamos com o apoio de todos e todas para difundir a informação, mobilizar os parceiros e realizarem indicações!!
Grande abraço!Maurício PiccinCoordenador Estadual de Juventude
Abração;
Marly Cuesta
Rep.do RS na CNPdC
(51)8142-4976
Ministra Marta Suplicy destaca: “a identidade do Mercosul é a cultura”
CAR Centro-Sul apoia o Projeto Sorria para o Guaíba
Foto: Ocimar Pereira/Divulgação PMPA
O Projeto Sorria para o Guaíba vai beneficiar comunidade da Vila dos Pescadores
O Centro Administrativo Regional Centro Sul (CAR Centro) esteve representado na manhã desta, sexta-feira, 30, da apresentação do projeto Sorria Para o Guaíba. A iniciativa é da Associação Brasileira dos Esportes de Praias e das Tintas Renner. O projeto conta ainda, com apoio da Comunidade da Vila dos Pescadores, prefeitura e Redemac - Materiais de Construção.
A apresentação do projeto piloto da Abep Associação Brasileira dos Esportes de Praia também contou com a presença do vice-prefeito eleito, Sebastião Melo, do coordenador Regional do Orçamento Participativo Sul, Mauro Fabiano Souza, e do coordenador do Crop Centro-Sul, Carlos Roberto Ferreira Freitas, lideranças comunitárias da Vila dos Pescadores que será beneficiada com a ação e membros da Amovigua.
As ações consistem em incentivar clubes, casas, condomínios e proprietários a cuidarem melhor dos seus espaços. A parceria com a tintas Renner visa colorir as casas da orla e promover ações de consientização de limpeza nas moradias localizadas na beira do Guaíba. Também pretende fazer com que as comunidades ribeirinhas se voltem para o Guaíba, o Projeto visa à conscientização ambiental aliada ao esporte.
/governanca
Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Editais e Prêmios:
BNDES seleciona projetos para patrocínio de eventos culturais em 2013
Promulgada a Emenda Constitucional que institui o Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Projeto de Lei Cultura Viva aprovado na Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados
Demora
O projeto de lei 757/2011, como a própria identificação demonstra, foi apresentado em março do ano passado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e tramita desde então na Câmara dos Deputados. Bem diferente é a situação do projeto de lei 4682/2012, projeto que cria o Vale-cultura: apresentado no dia 7 desse mês, e sujeito à apreciação do plenário da Câmara, foi aprovado em primeira instância no último dia 21 e já seguiu para o Senado.
O que chama a atenção é a diferença de tempo de avaliação nas comissões, entre dois projetos que possuiam o mesmo regime de tramitação (ordinária). Segundo a página da Câmara na Internet, o Vale-cultura foi analisado e aprovado por quatro comissões em apenas um dia, depois de ter sido aprovado requerimento de alteração para regime de urgência (requerimento curiosamente proposto pela mesma deputada Jandira Feghali, autora do PL do Cultura Viva).
Aliás, outro dado digno de nota é o número de deputados que assinam como autores dos projetos. Enquanto o PL do Cultura Viva - que avança em direção à descentralização e à diversificação cultural - conta com uma autora, o projeto do Vale-cultura conta com a assinatura de nada menos que 63 deputados co-autores. Fica então a pergunta: o que faz os políticos se mobilizarem tanto para alguns projetos e tão pouco para outros? Ou seria "tanto" para alguns projetos e "tanto mais" para outros?
Links:
Projeto de Lei 757/2011 - Cultura Viva
Projeto de Lei 4682/2012 - Vale-cultura
http://www.cultura.gov.br/site/2012/11/21/vale-cultura-e-aprovado-na-camara-dos-deputados/
FORTUNATI ANUNCIA O INÍCIO DAS OBRAS DA CASA DOS CONSELHOS
No próximo dia 6 de Dezembro, às 10h30, o Prefeito dará início, simbolicamente, às obras da Casa dos Conselhos, no próprio local.
ab
Plinio
F: 3026.6777 / 9987.5880
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com
Orquestra Villa-Lobos encanta público em espetáculo
O espetáculo “Retrato Urbano” revelou a poética do cotidiano da vida da cidade, trazendo ao palco a cena urbana por meio de composições de Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Lennon e McCartney, Stevie Wonder, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zé Ramalho, O Rappa, Maroom 5, Adele, entre outros.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura elege nova diretoria
O samba vai invadir a Borges de Medeiros
Antes de soar o apito para o início da 1ª noite da Mostra de Samba-Enredo do Grupo Especial, hoje, o Carnaval começa a sacudir a cidade lá na Esquina Democrática, no Centro, com uma edição especial da Descida da Borges, às 20h30min, em comemoração aos festejos do Dia Nacional do Samba.
Todas as escolas devem apresentar um casal de mestre-sala e porta-bandeira e uma porta-estandarte, além de contarem com alguns destaques. Tudo embalado pelo ritmo da bateria da Samba Puro. A Banda La Salle São João também faz sua tradicional participação.
— Será a oportunidade de apresentá-las à comunidade carnavalesca e ao público em geral. Se tiverem faixa e coroa, devem ir usando! — convida o rei.
Para as candidatas que forem, o ponto de encontro será a Av. Salgado Filho, quase na Esquina Democrática, em frente ao ponto da Lotação Canal 10, às 20h.
Homenageados do Prêmio Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantil
LANÇAMENTO DA COPERMÚSICA
COOPERMÚSICA
SERÁ LANÇADA NA TERÇA,
DIA 4, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
A Cooperativa de Músicos, Intérpretes, Compositores e Trabalhadores da Música do Rio Grande Sul - COOPERMÚSICA, será oficialmente aberta nesta terça feira, dia 4 de dezembro, no Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa, com um ato político-artístico, das 17 às 19 horas, reunindo músicos, artistas, compositores, autoridades, imprensa e convidados, com singelo coquetel que aquecerá os momentos que antecederão o Prêmio Vitor Mateus Teixeira que será entregue pela Assembleia Legislativa a diversos trabalhadores da música, na sequência, a partir das 19.30h, do mesmo dia, no Auditório Dante Barone na mesma Casa legislativa .
Já com um clip de circulação mundial, do Satchit Ananda, música do mantra da paz, feito por músicos gaúchos e o CD da 'Mostra de Músicas que Elevam', em fase de fabricação, no currículo, será lançada publicamente a cooperativa, abrindo suas portas no casarão azul da Duque de Caxias, 438, centro histórico, turno da tarde, vindo para preencher uma importante lacuna na área dos profissionais da música.
A COOPERMÚSICA é um braço do SICOMRS-Sindicato dos Intérpretes e Compositores Musicais do Estado do RGS, que também retoma suas atividades, abertas ao público e associados, no mesmo local. O Sindicato, fundado por Airton Pimentel, José Fogaça, Lupinho, Elaine Torres e Jeanne Vainstein, Gaspar Machado, Pedrinho Viver, Adair Antunes e Edson Otto, entre outros, é entidade que ostenta 33 anos de renomada luta nacional pela moralização da arrecadação e distribuição do direito autoral musical.
O SICOMRS, que já capitaneia esta luta nestas três décadas e realizou 12 edições do RS MÚSICA, sendo o articulador e coordenador desse movimento cultural em nosso estado, cumpre agora com um dos artigos previstos lá na sua fundação, em 29 de fevereiro de 1979: a criação d e uma cooperativa para oportunizar e difundir o trabalho de seus associados, além de capacitar e oferecer assistência social e jurídica aos mesmos.
E a hora chegou! Com filiados ilustres como: Marlene Pastro, Airton Pimentel, Elton Saldanha, João Sampaio, Izabel L'Aryan, Catuípe Jr, Paulo Stekel, SuperGisele, Hellen de Oliveira, Aley Shanty, Carlinhos Weiss, Marcelo Ferreira, Sangar Vidal e Mauro Kwitko, Calico Ribeiro, entre outros, a COOPERMÚSICA 'vem cumprir importante papel na organização da classe, assim como na difusão do trabalho de seus associados, além do agenciamento de trabalho para os artistas, compositores e trabalhadores da música, valorizando e dignificando a classe musical gaúcha, em complemento ao digno trabalho já exercido pelo SICOMRS', afirma Izabel L'Aryan, coordenadora do Movimento Cultural RS MÚSICA e uma das fundadoras da cooperativa.
Informações:
E-mail: contato@coopermúsica.com.br
Fone: 51 3019 0727 ou 51 9666 5056
Site: www.coopermusica.com.br
Facebook: www.facebook.com/coopermusica
Twitter: twitter.com/coopermusica (@Coopermusica)
YouTube: www.youtube.com/coopermusica
29 de novembro de 2012
CONSELHO FAZ 1ª VALIDAÇÃO DO PLANO E INDICA HANS BAUMANN AO PRÊMIO JOAQUIM FELIZARDO
Adicionar legenda |
Hans Baumann sendo cumprimentado pelos conselheiros por sua escolha ao Prêmio Joaquim Felizardo |
O momento do brinde pela aprovação do texto básico do plano municipal de cultura |
Reestruturação da prefeitura busca melhorar serviços
- agilização dos procedimentos;
- qualificação na prestação dos serviços;
- transparência na gestão;
- governo mais próximo das comunidades.
A reforma administrativa se dará em quatro grandes blocos:
Proposta: Divisão da atual Secretaria em duas: Secretaria de Segurança e Secretaria de Direitos Humanos.
Resultados: Atenção mais dedicada à segurança urbana e integração e ampliação das políticas de direitos humanos implantadas no município, alinhando institucionalmente com estruturas similares em outras esferas públicas e com o governo federal.
Proposta: adequação das estruturas do Gabinete de Planejamento Estratégico e do Gabinete de Programação Orçamentária em uma Secretaria com escritórios específicos que tratarão das duas áreas, o que permitirá um planejamento alinhado aos resultados pretendidos, com um monitoramento mais intenso das atividades desenvolvidas pelo Município, inclusive com a implantação de contratos de gestão com cada área da administração.
Resultados: Gestão mais eficiente, mais transparente em seus processos e garantia de que as metas firmadas pelos órgãos perante a sociedade serão cumpridas.
Proposta: Criação do Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária, vinculado à Secretaria de Gestão, que será o canal de acesso e monitoramento de processos dessa natureza.
Resultados: mais agilidade na tramitação das solicitações e análises, mais integração entre os órgãos municipais nos estudos das demandas e mais transparência no acompanhamento das mesmas.
Proposta: Ampliação do número de CARs para 17, um por região do OP e reestruturação interna de cada unidade, reforçando a estrutura nas áreas de democracia participativa e excelência em serviços.
Resultado: Com a nova formatação, os CARs passam a funcionar de fato como subprefeituras, prestando informações, fiscalizando serviços, aprofundando a participação cidadã e encaminhando as soluções para as demandas da comunidade.
Proposta: Adequação da estrutura da Smov, criando a Supervisão de Conservação, que irá integrar e unificar a gestão da manutenção desses importantes serviços da cidade. Além disso, será estruturada a Supervisão de Projetos, garantindo uma atuação permanente na elaboração de novas propostas para a cidade.
Resultados: mais eficiência na prestação de serviços de conservação e mais projetos para a cidade, permitindo a busca de novos investimentos.
Proposta: Criação da Secretaria de Urbanismo em substituição à atual SPM. A nova secretaria passará a tratar especificamente do planejamento urbano de curto prazo, sendo a guardiã do Plano Diretor e a executora do Plano Regulador. Passa ainda a incorporar à sua estrutura a área de edificação e controle, hoje vinculada à Smov.
Resultados: Adequação lógica da função do órgão, garantindo mais atenção para o que ocorre hoje na cidade, mais agilidade nas análises de licenciamentos e criação das condições para a futura implantação do Instituto de Planejamento da Cidade de Porto Alegre.
Proposta: Padronização institucional dos órgãos que passam todos a serem chamados de gabinetes. Extinção de três estruturas que vão ser incorporadas por outras secretarias. Adequação estrutural de algumas divisões importantes, como o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre e a criação do Escritório de Articulação Institucional em Brasília.
Resultado: Enxugamento do número de estruturas do Gabinete do Prefeito, ampliação do diálogo e articulação junto a órgãos federais e qualificação do monitoramento da cidade.