Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de novembro de 2012

Mariza Carpes expõe na Galeria Iberê Camargo

Foto: Divulgação/PMPA
Trabalhos trazem bailarinas e procedimentos como costura e bordado Trabalhos trazem bailarinas e procedimentos como costura e bordado
Foto: Divulgação/PMPA
São 13 obras produzidas nos últimos 4 anos
São 13 obras produzidas nos últimos 4 anos
Há mais de 25 anos sem expor individualmente em Porto Alegre, a artista plástica Mariza Carpes apresenta, entre 22 de novembro e 23 de dezembro, na Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro, a exposição Nem a terra, nem o céu, justamente o meio, recentemente apresentada no Museu de Arte de Santa Maria, cidade natal da artista.

A mostra reúne 13 obras produzidas nos últimos quatro anos, todas caracterizadas por intensas pesquisas de técnicas e materiais, bem como pelo repertório poético calcado nas memórias e vivências da artista. Personagens como bailarinas e procedimentos como costura e bordado povoam esses trabalhos, marcados pelo uso de materiais heterodoxos como antigos tecidos de parede, pó de mármore, meias de nylon, fragmentos de metais, entre outros, guardados durante décadas.

O tempo, aliás, é elemento fundamental em seu processo. Sobre isso, declara a artista: “Quando o sentido da finitude torna-se real, quero deixar como memória um trabalho forte, mas feminino, artesanal, amoroso. Aproveito este momento, em que o silêncio e tempo – não por casualidade, títulos de dois trabalhos – são ao máximo preservados”.

Além dos 13 trabalhos, integra a exposição um vídeo, intitulado Justamente o meio (2´25”), protagonizado pela atriz e amiga de longa data, Sandra Dani. Com direção da também artista visual Niura Borges, trata-se de uma interpretação espontânea de Sandra Dani frente ao conjunto da obra de Mariza, apresentado nessa mostra.

A artista - Mariza Carpes (Santa Maria, RS, 1948) formou-se pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1973, tendo sido professora do Centro de Artes e Letras da mesma instituição entre 1975 e 1988. Em 1987, começa a lecionar no Instituto de Artes da Ufrgs, em Porto Alegre, onde foi professora de Desenho de diversos artistas. Trabalhou na Ufrgs até 1997, tendo também coordenado a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo.

Entre 1993 e 1995, realizou mestrado em Artes pela Ball State University, em Indiana, Estados Unidos, conquistando Certificado de Excelência. Após sua aposentadoria da Ufrgs, lecionou por um ano na mesma universidade norte-americana, retornando a Porto Alegre em 1999, onde mantém estúdio desde então.

Premiada várias vezes no Brasil e nos Estados Unidos, tem obras em acervos de vários museus, assim como em coleções particulares.

Nem a terra, nem o céu, justamente o meio, exposição individual de Mariza CarpesDe 22 de novembro a 23 de dezembro
Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro
Contato com a artista: (51) 9919-1948



/cultura
Texto de: Gabriel Ferreira
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.