Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de novembro de 2012

Porto Alegre conquista prêmio internacional de cidade inteligente


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Capital é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa da IBM
Capital é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa da IBM
Porto Alegre é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa Smarter Cities Challenge da IBM. O prefeito José Fortunati recebe o prêmio nesta quinta-feira, 15, em evento realizado em Nova York, às 18h40 pelo horário de Brasília. Com a premiação, especialistas da IBM virão à Capital, no início do ano de 2013, para produzir, gratuitamente, um software de apoio ao projeto Cidade Cognitiva. A nova tecnologia terá como objetivo a criação de um sistema para auxiliar a tomada de decisões sobre obras e decisões do Orçamento Participativo.
Fortunati destaca a importância da escolha, ressaltando que Porto Alegre vem investindo na ideia de Cidade Inteligente, integrando serviços e tecnologias inovadoras em benefício da população. A participação no Smarter Cities, afirma o prefeito, soma-se às ações como o Centro Integrado de Comando (Ceic), que oferece uma visão integrada das ocorrências e dos serviços na Capital, o Novo Data Center da Procempa e os investimentos em tecnologia para qualificação de prestação de serviço.
O Smarter Cities Challenge é uma ação de responsabilidade social da IBM – não envolve nenhum tipo de negócio com a empresa – na qual são oferecidas soluções inovadoras para tornar melhor e mais eficiente a vida nas cidades. Em 2010, a empresa anunciou a sua intenção de investir US$ 50 milhões, por meio de doações, em um período de três anos em desafios feitos a 100 cidades. "Parabéns à cidade de Porto Alegre por ganhar o Smarter Cities Challenge em 2013. Essa cidade se distinguiu ao demonstrar, de forma convincente, sua preparação e sua disposição para realizar os aperfeiçoamentos que poderão melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando-a uma cidade inteligente", afirma Alcely Barroso, diretora de Cidadania Corporativa da IBM do Brasil.
Nos dois primeiros anos do programa Smarter Cities Challenge, a IBM realizou o trabalho em 64 cidades de todo o mundo. A Prefeitura de Porto Alegre recebeu o convite para participar do programa em setembro deste ano. O convite foi apresentado pelo presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede Lima, ao prefeito José Fortunati, no Paço Municipal.


/tecnologia
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.