Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de novembro de 2012

Porto Alegre tem Parada Livre no próximo domingo

Com o objetivo de defender a igualdade e a conquista de direitos para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), será realizada no próximo domingo, 25, a 16ª Parada Livre de Porto Alegre. O evento, cujo lema desta edição “Não há vida sem liberdade e sem prazer”, começa às 14h , no Parque Farroupilha, com a apresentação de mais de 20 atrações e a presença de autoridades, federais, estaduais e municipais,entre elas a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.
“Liberdade e prazer: goze estes direitos”, é o tema da Parada Livre, que leva para as ruas a alegria, a luta e as propostas políticas do movimento LGBT. Com a expectativa de receber mais de 40 mil pessoas, a 16° edição abre a discussão a respeito do moralismo, fundamentalismo e que,afetam principalmente a população de gays, lésbicas, travestis e transexuais.
O evento - Os shows terão início às 14h, no palco central, montado próximo ao espelho d’água. Além disso, haverá a tradicional caminhada, acompanhada de sete trios elétricos, às 17h, saindo da avenida Setembrina, percorrendo as avenidas Oswaldo Aranha, José Bonifácio e João Pessoa, retornando ao ponto de partida, (todo o percurso será bloqueado, neste dia, pela EPTC). Logo após, os participantes da caminhada se integram aos shows musicais, performances e arte transformista, que continuam até às 22h.
Tradição em Porto Alegre, a Parada Livre conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) por meio da Coordenação de Políticas de Direitos Humanos (CDH) –, do Governo do Estado e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. O evento é organizado por grupos do movimento social LGBT, Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais de Porto Alegre em parceria com o Nuances - Grupo pela Livre Expressão Sexual; Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade; Regional Sul da LBL – Liga Brasileira de Lésbicas e o Saju - Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da UFRGS
Conforme o coordenador da CDH/SMDHSU, Mario Humberto Morocini de Azambuja, o evento, apoiado pela Prefeitura de Porto Alegre há 12 anos, ressalta a necessidade da tolerância, especialmente em relação à opção de gênero sexual. "A Prefeitura reconhece o papel e a força do movimento LGBT, e procura a valorização da diversidade junto à política", conclui.