Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de novembro de 2012

Porto Alegre lança pôster para Copa do Mundo

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Lançamento aconteceu nesse domingo, no estádio Beira-Rio
Lançamento aconteceu nesse domingo, no estádio Beira-Rio
Foi lançado o pôster que vai divulgar Porto Alegre como cidade-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O evento aconteceu no Estádio Beira-Rio, durante o jogo entre Internacional x Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores das duas equipes e 44 crianças do projeto Criança Colorada entraram em campo com uma camiseta com a imagem vencedora. Além disso, no gramado também havia uma lona com o desenho do pôster para que todos que estavam no Estádio pudessem ver a imagem que vai representar a Capital em 2014.

O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, participou do evento, juntamente com o secretário adjunto da Copa, José Mocellin, e destacou a importância do lançamento para que Porto Alegre tenha visibilidade enquanto cidade sede da Copa. “Esta é a imagem que vai divulgar Porto Alegre para o Brasil e para o mundo. Agora estamos definitivamente na Copa”, afirmou o secretário.

Mauricio Pamplona, autor do desenho vencedor, também esteve presente. Ele contou como foi a criação da arte. “ Eu quis mostrar, através do pontapé inicial, a chegada da copa na cidade. As cores verde, amarela e vermelha representam o desenvolvimento das áreas tecnológica, cultural e econômica e o Gasômetro é o cartão postal de Porto Alegre”, explicou. Ele ainda comentou que se sente muito feliz por ter seu trabalho fazendo parte da história de Porto Alegre.

Sobre a escolha do Pôster - No dia 18 de maio de 2012, atendendo diretrizes estabelecidas pela Fifa, foi publicado em todos os jornais da cidade e no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), Edital de Chamamento Público, informando sobre o processo de seleção da arte que ilustrará o pôster de Cidade Sede. O Edital previa o recebimento das artes entre os dias 30 de maio e 1º de junho, prazo prorrogado até 15 de junho de 2012. No período estabelecido, foram recebidas 21 artes - cada artista poderia apresentar até dois trabalhos.

Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal da Cultura designou uma Comissão de Seleção composta por cinco profissionais representando as áreas relacionadas, e que teve o poder soberano de selecionar até dez artes para analise da Fifa. Caso mais de uma obra fosse selecionada, a escolha final do pôster ocorreria via votação popular. A Comissão foi formada pelos seguintes profissionais: Alfredo Nicolaiewsky (UFRGS), Anete Maria Abarno Peres (SMC), Fabio Bernardi (ARP), Luiz Mario Verdi (APDesign) e Vera Pellin (Cultura/Gov.Estado) que, reunidos no dia 19 de junho, selecionaram seis obras.

As artes selecionadas foram analisadas pela Fifa, com base em questões referentes à propriedade intelectual, legislação, etc. Depois da análise, foi escolhida apenas uma das obras pré-selecionadas, tendo sido declarada vencedora a arte de Mauricio Pamplona.


/copa_2014
Texto de: Aline Rimolo
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.