Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de novembro de 2012

Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura elege nova diretoria

Reunidos em Brasília nos dias 28 e 29 de novembro, presidentes e representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura elegeram a nova diretoria para o biênio 2012/2014 do ConECta, o fórum que congrega os colegiados das unidades federativas de todo o Brasil. A diretoria executiva do fórum passa a ser formada por Márcio Caires (BA), presidente, e Loma Pereira (RS), vice-presidente.
Também foram eleitos para a diretoria Mary Garcia Benedet (SC), coordenadora da Região Sul; Osvaldo Viegas (AL), coordenador da Região Nordeste; Dalmir Ferreira (AC), coordenador da Região Norte e Carlos Cipriano (GO), coordenador da Região Centro-Oeste. A vaga reservada ao Sudeste será preenchida posteriormente.
O encontro do ConECta também resultou na atualização do Estatuto do Fórum e no debate de assuntos pertinentes a atuação dos Conselhos.
Na manhã de 29 (quinta-feira), os membros do Fórum participaram, no Congresso Nacional, da solenidade de promulgação da Emenda Constitucional nº 71/2012, que institui o Sistema Nacional de Cultura. A solenidade foi conduzida pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara de Deputados, Marco Maia, e teve a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do autor da lei, deputado Paulo Pimenta.
O encontro do Fórum foi encerrado com a aprovação de um plano de trabalho para os próximos dois anos, que envolve ações de comunicação das atividades do ConECta, diagnóstico da realidade dos Conselhos, a promoção do intercâmbio de experiências e qualificação dos Conselheiros, além do estímulo a criação dos Conselhos Municipais de Cultura.
O presidente Marcio Caires será o representante titular do ConECta no Conselho Nacional de Políticas Culturais, tendo como suplente o conselheiro e secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viegas. "A grande missão do Fórum é garantir que os Conselhos de Cultura, tanto estaduais quanto municipais, sejam efetivamente espaços legítimos de diálogo entre a sociedade civil e os gestores públicos na construção de políticas culturais", declarou Marcio Caíres, após o ato de posse.
Texto: Asscom ConeCta
Edição: Asscom Sedac