Reunidos em Brasília   nos dias 28 e 29 de novembro, presidentes e representantes dos Conselhos   Estaduais de Cultura elegeram a nova diretoria para o biênio 2012/2014 do   ConECta, o fórum que congrega os colegiados das unidades federativas de todo o   Brasil. A diretoria executiva do fórum passa a ser formada por Márcio Caires   (BA), presidente, e Loma Pereira (RS), vice-presidente.
Também foram eleitos para a diretoria Mary Garcia   Benedet (SC), coordenadora da Região Sul; Osvaldo Viegas (AL), coordenador da   Região Nordeste; Dalmir Ferreira (AC), coordenador da Região Norte e Carlos   Cipriano (GO), coordenador da Região Centro-Oeste. A vaga reservada ao Sudeste   será preenchida posteriormente.
O encontro do ConECta também resultou na   atualização do Estatuto do Fórum e no debate de assuntos pertinentes a atuação   dos Conselhos.
Na manhã de 29 (quinta-feira), os membros do   Fórum participaram, no Congresso Nacional, da solenidade de promulgação da   Emenda Constitucional nº 71/2012, que institui o Sistema Nacional de Cultura. A   solenidade foi conduzida pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara   de Deputados, Marco Maia, e teve a presença da ministra da Cultura, Marta   Suplicy, e do autor da lei, deputado Paulo Pimenta.
O encontro do Fórum foi encerrado com a aprovação   de um plano de trabalho para os próximos dois anos, que envolve ações de   comunicação das atividades do ConECta, diagnóstico da realidade dos Conselhos, a   promoção do intercâmbio de experiências e qualificação dos Conselheiros, além do   estímulo a criação dos Conselhos Municipais de Cultura.
O presidente Marcio Caires será o representante   titular do ConECta no Conselho Nacional de Políticas Culturais, tendo como   suplente o conselheiro e secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viegas. "A   grande missão do Fórum é garantir que os Conselhos de Cultura, tanto estaduais   quanto municipais, sejam efetivamente espaços legítimos de diálogo entre a   sociedade civil e os gestores públicos na construção de políticas culturais",   declarou Marcio Caíres, após o ato de posse.
Texto: Asscom ConeCta
Edição: Asscom Sedac
 
 
 
